O estado e os problemas contemporaneos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
UNIDADE ACADÊMICA DE
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIA
CURSO DE PÓS – GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: O ESTADO E OS PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS

Equipe:
Eliete Maria Nunes
Elisama Vasconcelos de Oliveira
Heliovânio Torres Bandeira
Herivânio Torres Bandeira
José Soares Neto

Polo: Recife-PE
Turma:04
Tutor(a) virtual: Prof. Rosita MarinaFerreira Batista Martins
Profº Executor: José de Lima Albuquerque

Recife
2011
RESUMO DO LIVRO TEXTO- PÁGINAS 15 A 48

Pobreza, Desigualdade, Exclusão Social e Cidadania: Correlações, Interseções e Oposições. Assuntos que, constantemente, vem chamando atenção de governantes, agências multilateriais de fomento ao desenvolvimento como: ONU (PNUD), Banco Mundial, FMI, OTAN, etc..Enfrentamento dos principais problemas sociais que assola o mundo, para os quais não existe uma receita pronta e sim os ingredientes a serem escolhidos e aplicados.
Vejamos como será o nosso olhar no amanhã, buscando na história, como foram os projetos das primeiras políticas públicas aplicadas.
A preocupação com a problemática da pobreza e da exclusão social está diretamente associada ao surgimento docapitalismo e da sociedade de mercado, conhecido como a Modernidade (Século XVI ao XIX).
O capitalismo que sofre contínuas transformações, que vez por outra é atingido por crises que afetam diretamente os atores da sociedade, que ora, estão comemorando o momento positivo da Economia e no instante seguinte, se depara com momentos de recessão, restrição de crédito, altas de juros e outros quadrantesque mostra o quanto é frágil o sistema, necessário se faz repensar no processo, buscando novos caminhos.
A Pobreza
Tem como definição “insuficiência de renda”. E, para medir sua incidência sobre as populações, são utilizados indicadores como o PIB (Produto Interno Bruto) per capita de um país e/ou um percentual da renda média/mediana de seus habitantes. Apesar de ser um indicador em que hácontrovérsia  em vários países, inclusive no Brasil, é muito utilizado em diversos programas de combate à fome e à miséria. Através desse indicador podemos estabelecer um critério de “pobreza absoluta” demarcando quem são os pobres e os indigentes em uma dada população.
A Desigualdade Social
Aponta para o risco de que, quando pessoas ou grupos sociais permanecem por muito tempo no estado de pobreza, éconsequência das enormes desigualdades de renda e de acesso a serviços existentes entre grupos de uma dada sociedade.
A diferença entre pobreza e desigualdade
Pobreza – privação – indivíduos – membros de uma população.
Desigualdade – diferenças entre a condição de indivíduos ou grupos.
Exclusão Social
Exclusão – não pertencimento a determinado grupo ou condição, de um indivíduo a um gruposocial, se faz por inclusões e exclusões – Grupos religiosos, famílias, tribos, nações, etc..
Excluído – estar fora      /     Incluído – estar dentro.
Cidadania
Segundo Marshall, em meados do século XX – diz, Um indivíduo que desfruta da condição de cidadão é aquele que goza dos direitos consignados pelo Estado, bem como da possibilidade de acesso a uma renda adequada, que lhe permita desfrutarde um padrão de vida comum a seus concidadãos.
Cidadania implica um sentimento de pertencimento. Tal pertencimento, por sua vez, se estabelece a partir dos deveres de cada indivíduo para com o Estado, mas também – e sobretudo – pelos direitos que este Estado lhe garante:
Direitos civis – liberdade individual, de expressão e circulação.
Direitos políticos – ato de votar e ser votado.
Direitossociais – garantias legais que assegurem bem-estar econômico, segurança contra riscos sociais e acesso a bens e serviços essenciais a sobrevivência.
Devemos ser críticos e observar as medidas que deram certo, e seguir colaborando para amenizar, este mal, que nos atinge, mesmo que não façamos parte do contexto.
Historicamente, as questões sociais vêm sendo tratadas conforme a época, em que as...
tracking img