Ipt - resumo do livro ler e compreender os sentidos dos textos - capitulo 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA
CAMPUS MARQUES














TRABALHO: “resumo do livro”
CAPITULO 1 LIVRO “lER E cOMPREENDER OS SENTIDOS DO TEXTO”


























ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS - 1º SEMESTRE
SÃO PAULO
2012





Introdução

      O trabalho a seguir é um resumo do livro “LER E COMPREENDER O SENTIDO DOS TEXTOS” abordará de formabastante expressiva a importância da leitura, como uma fonte inesgotável do saber, sendo ela essencial, para que de fato tenhamos um entendimento de mundo partilhado, caracterizando tecnicamente as estratégias necessárias aliadas a uma interação (autor, texto e leitor), obtendo assim um bom aproveitamento da literatura.

Concepção de Leitura

A importância da leitura na nossa vida, a necessidadede se cultivar o hábito de leitura. O que é Ler? Para que ler? Como Ler? Evidentemente as perguntas poderão ser respondidas de diferentes modos, os quais revelarão uma concepção de leitura decorrente das concepções de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se adote.

Foco no Autor

Trata-se de um sujeito visto como ego que constrói uma representação mental e deseja que esta seja“captada “ pelo interlocutor da maneira como foi mentalizada. A leitura, é entendida como a atividade de captação das idéias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.

Foco no texto

A concepção de língua como estrutura corresponde a se sujeito determinado, “assujeitado” pelo sistema, caracterizado por uma espécie de não consciência. Nessa concepção de língua comocódigo- portanto como mero instrumento de comunicação – e de sujeito como (pré) determinado pelo sistema, o texto é visto como simples produto de codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte. A leitura é uma atividade que exige do leitor o foco do texto, em sua linearidade, uma vez que “tudo está dito no dito.” O leitor é caracterizado por realizar uma atividade de reconhecimentode reprodução.

Foco na interação autor-texto-leitor

Diferentemente das concepções anteriores, na concepção interacional ( dialógica) da língua, os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais, sujeitos ativos que – dialogicamente – se constroem e são construídos no texto, considerando o próprio lugar da interação e da comunicação dos interlocutores. O sentido de um texto éconstruído na interação texto-sujeito e não algo que preexista a essa interação. A leitura é, pois, uma atividade interativa altamente complexa de produção se sentidos, ela exige do leitor bem mais que conhecimento do código lingüístico, uma vez que o texto não é simples produto de codificação de um emissor a ser decodificado por um receptor passivo.

A interação: Autor- texto-leitor

A leitura é oprocesso no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir se seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem, etc.

Estratégias de Leitura

Nossa atividade de leitores ativos em interação com o autor e o texto começa com antecipações e hipótese elaboradas com base em nossos conhecimentos:
    * O autor do texto;
     * O meio de veiculação do texto;
     * O gênero textual;
      O título: elemento constitutivo do texto cuja função é, geralmente, chamar a atenção do leitor e orientá-lo na produção de sentido;  A distribuição e configuração de informações no texto.
OBJETIVOS DE LEITURA


É claro que não devemos nos esquecer de que a constante interação entre o conteúdo dotexto e o leitor é regulada também pela intenção com que lemos o texto, pelos objetivos da leitura. De modo geral, podemos dizer que há textos que lemos porque queremos nos manter informados (jornais, revistas); há outros textos que lemos para realizar trabalhos acadêmicos (dissertações, teses, livros, periódicos científicos); há, ainda, outros textos cuja leitura é realizada por puro prazer,...
tracking img