Investimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INVESTIMENTOS


























São Paulo
2012
elaine sereno marques














INVESTIMENTOS












Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina Gestão Financeira, da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Prof. Luis C. B. Borges.












São Paulo2012

Sumário



Introdução 5


Capítulo 1 ANÁLISE DE INVESTIMENTO 6

1.1 CLASSIFICAÇÃO DE INVESTIMENTOS 7
1.1.1 Elaboração de uma análise de investimento 7
1.1.1.1 Elaboração do Projeto de Investimento 9

Capítulo 2 ÍNDICES UTILIZADOS PARA AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS 15

2.1 Análise Através de Índices - Análise Tradicional15
2.1.1 Índices de liquidez (IL) 16
2.1.1.1 Índice de liquidez geral (LG) 16

Capítulo 3 índice de liquidez seca (LS) 17


CONCLUSÃO 27


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 28




Introdução



Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso com a expectativa de receber um retorno futuro superior ao aplicado. Este valor futuro deve sercompensar a perda de uso do recurso aplicado durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral ao longo prazo). Desta forma, investimento aplica-se tanto à compra de máquinas, equipamentos e imóveis para a instalação de unidades produtivas como à compra de títulos financeiros (letras de câmbio, ações). Nesses termos, investimento é toda aplicação com expectativa de lucro.
Partindoda idéia do lucro através dos juros, podemos compreender dois termos comuns em economia e finanças. O primeiro é “valor do dinheiro no tempo”, ou seja, 1.000 dólares hoje não serão iguais a 1.000 dólares no futuro. E o outro termo é “custo de oportunidade” que, a grosso modo, é o que você perderia ou ganharia se estivesse investido em outra coisa.
Os investimentos financeiros sãoalternativas para aqueles que desejam guardar algum dinheiro e realizar poupança para a aposentadoria, uso futuro em caso de necessidades, entre outros. O hábito de investir não é tão grande no Brasil, geralmente temos hábitos de fazer empréstimos e financiamento e não o contrário. Mas há inúmeras opções de investimentos financeiros com bons resultados e para todos os perfis, seja ele moderado, conservadorou agressivo. As principais modalidades de investimentos são os fundos de investimentos, a caderneta de poupança, ações, ouro, títulos da dívida pública, entre outros.









Capítulo 1. ANÁLISE DE INVESTIMENTO

Quando uma organização pensa em investir em equipamentos, ampliar o
estabelecimento ou até mesmo reduzir custos, necessita efetuar umaanálise de
investimento para que não decida por ações equivocadas que possam prejudicar o futuroda mesma. Todo investimento necessita de uma decisão e essa decisão comporta um risco. Existem inúmeros elementos que possibilitam a desatualização das previsões que serviram como base anteriormente em uma decisão: um erro de avaliação do mercado, da concorrência, da qualidade dos produtosfabricados ou do equipamento utilizado para sua produção pode transformar um sucesso esperado em um estrondoso fracasso. (GASLENE ETAL., 1999) Neste caso, se houver falha na apresentação do projeto e o mesmo não for analisado de forma correta, poderá levar o investimento ao fracasso, e o tempo e dinheiro despendidos acarretar em prejuízos inesperados. Conforme Padoveze (2005, p. 121) “um investimentose caracteriza por ser um gasto não consumidoimediatamente cujos resultados virão dos benefícios futuros desse gasto”. Comenta ainda que o investimento é caracterizado pelo seguinte:
• São todos os gastos que utiliza determinado modelo de mensuração,
normalmente fluxo de caixa descontado;
• São geradores de outros produtos e serviços;
• São...
tracking img