Investimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PROFESSOR:

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Rondonópolis - MT
Abril/2012
SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 01
2. DESENVOLVIMENTO 02
RENDA FIXA... 02
Caderneta de Poupança 02
Certificado de Depósito Bancário CDB 03
Recibo de Depósito Bancário RDB 03
Debêntures 04
Fundos de Investimentos 06Letras de Câmbio 08
Letras Hipotecárias 08
Títulos Públicos 08
RENDA VARIÁVEL 10
Ações 10
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................13

INTRODUÇÃO

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito fundamental da disciplina de Análise de Investimentos com o intuito de desenvolver conhecimentossobre investimentos no mercado financeiro brasileiro.
Temos como objetivo elaborar um relatório, destacando os tipos de investimento com ênfase em alguns produtos da renda fixa e variável, bem como vantagens e desvantagens dos mesmos.
Espera-se aprimorar competências e habilidades, bem como, analisar o risco de cada item estudado, oportunidade de ganho e aplicação de acordo com cada perfil deinvestidor.

DESENVOLVIMENTO

RENDA FIXA.

São títulos que pagam, em períodos definidos, uma certa remuneração, que pode ser determinada no momento da aplicação ou no momento do resgate (no final da aplicação). O modo mais fácil de entender o que é um título de renda fixa é imaginar cada título como um empréstimo. Cada vez que você compra um título de renda fixa você está basicamente emprestandodinheiro ao emissor do título (que pode ser o seu banco, uma empresa ou o governo). Os juros cobrados nada mais são do que a remuneração que você recebe por emprestar seu dinheiro.
Na renda fixa, o valor do capital aplicado nunca será resgatado com perda de capital.

PRODUTOS DA RENDA FIXA

CADERNETA DE POUPANÇA

Investimento mais conhecido pelos brasileiros, de baixo risco, baixorendimento e muito acessível. Sua rentabilidade é um misto entre a taxa pré-fixada e pós-fixada (0,5% a.m. + TR)
Características:
* Liquidez total e imediata
* Rendimento mensal = 0,5% a.m.+TR (TR em 09/04/12 – 0,01%)
* Isenção de imposto de renda pessoa física e condomínios)
* Garantia de até 60.000,00 p/ instituições associadas ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC)
* Valoresaplicados e resgatados antes dos 30 dias não são remunerados.
* IR PJ conforme tabela
Dias %IR
Até 180 22,5%
De 181 á 360 20%
De 361 á 720 17,5%
Acima de 720 15%
CERTIFICADOS DE DEPÓSITO BANCÁRIO E RECIBO DE DEPÓSITO BANCÁRIO – CDB/RDB (PRÉ/PÓS).

O Certificado de Depósito Bancário – CDB, e o Recibo de DepósitoBancário – RDB, são dos mais antigos e utilizados títulos de captação de recursos, junto às pessoas físicas e jurídicas, pelos bancos comerciais.
O CDB é um título de crédito escritural, e o RDB um recibo, e sua emissão gera a obrigação das instituições emissoras de pagar ao aplicador, ao final do prazo contratado, a remuneração prevista (será sempre superior ao valor aplicado).
A diferençaentre os CDBs e os RDBs é que os CDBs podem ser negociados antes do vencimento , enquanto os RDBs são inegociáveis e intransferíveis.

Rentabilidade
Os CDBs e RDBs são títulos da renda fixa que podem ser pré-fixados (o rendimento do título é indexado a algum índice econômico, como o CDI, a TR ou o IGPM.
Os pós-fixados o rendimento já é determinado no ato do investimento.

Prazo
Os prazosmínimos para aplicação e resgate de CDBs e RDBs variam de 1 dia a 12 meses, dependendo do tipo de remuneração contratada.
A partir de 02/08/1999, por determinação da circular 2.905, do BC, os títulos com taxas pre-fixadas ou pós-fixadas deixaram de ter prazo mínimo, mas ficam sujeitos a uma tabela regressiva de IOF em função do prazo de aplicação.


Risco
Por se tratar de um investimento da...
tracking img