Medeiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LUAN GALVÃO DOS SANTOS

REDAÇÃO CIÊNTÍFICA
A Prática de Fichamentos, Resumos, Resenhas.

Resenha solicitada pela professora de linguagens de métodos para efeito de avaliação parcial de AVII.Valença-BA
2012
MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 11 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Luan Galvão dos Santos

João Bosco Medeiros élicenciado em Filosofia, pós-graduado em Literatura Brasileira e mestre em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). É Professor de Língua Portuguesa, Redação, Literatura Brasileira e Portuguesa eMetodologia Científica. Publicou algumas obras como: Correspondência: técnicas de comunicação criativa; Manual de redação e normalização textual: técnicas de editoração e revisão; Português instrumental eRedação empresarial.
Em Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas, o autor traz uma explicação sobre a origem de um texto, de como as condições de leituras são baseadas naformação ideológica dos indivíduos. Ressaltando que o período e o lugar onde um texto é produzido podem interferir na sua interpretação, ou seja, palavras podem mudar ou ganhar novos significados de acordo como tempo e o espaço. Para um melhor entendimento do texto de Medeiros é necessário um conhecimento prévio a respeito do assunto, porque apresenta uma linguagem mais rebuscada.
O autor sugere o textocomo algo incompleto, pois pode apresentar uma variedade de sentidos prováveis e que necessitando de outros que o complemente. Um dos exemplos sugeridos pelo autor para afirmar essa “incompletude” éa intertextualidade, que é a relação que um texto tem com outro. Um texto pode ter sua origem em uma determinada obra e apontar para outras.
Para dar suporte a sua obra, Medeiros usa comofundamentação teórica, grandes autores brasileiros como: Fiorin e Orlandi. Trazendo o conhecimento desses autores para o seu texto.

O texto de Medeiros é indicado para acadêmicos de todas as áreas...
tracking img