Investigação Operacional (Simul8)

414 palavras 2 páginas
Investigação Operacional
LEGM – 2º Semestre – 2012/2013

TRABALHO DE SIMULAÇÃO 91

No porto de Trines, os navios porta-contentores chegam segundo um processo poissoniano com taxa média de 8 navios por dia.
Nas manobras de entrada e acostagem, à chegada, e de largada e saída do porto, estes navios precisam do apoio de rebocadores (1 por navio). O tempo que cada navio demora para entrar no porto segue uma distribuição normal de média 50 minutos e desvio padrão 10 minutos, enquanto que o tempo de saída segue uma distribuição normal de média 35 minutos e desvio padrão 5 minutos.
A manobra de acostagem demora cerca de 45 minutos e a manobra de largada
30 minutos. O navio pode entrar no porto e esperar por um cais livre para proceder à manobra de acostagem, ficando neste caso o rebocador afetado ao navio até se concluir esta manobra.
Os rebocadores prestam também serviço a outros tipos de navios. Os pedidos de rebocadores para esses serviços ocorrem a intervalos com distribuição exponencial de média 2 horas e ocupam o rebocador durante um tempo com distribuição normal de média 90 minutos e desvio padrão 15 minutos.
Cada navio transporta entre 50 e 150 contentores (com distribuição equiprovável) e descarregar cada contentor leva entre 5 a 8 minutos (com distribuição uniforme). Os contentores descarregados são colocados no cais, no qual não podem existir mais de50 contentores em simultâneo (havendo interrupção das operações de descarga quando este limite é atingido). Estes contentores descarregados são transportados para o parque de armazenagem por empilhadores, que podem escoar 50 contentores por hora (a um ritmo que se pode considerar uniforme).
Por vezes, ocorrem problemas durante as operações de descarga de contentores, sendo necessária a intervenção de equipas de apoio (1 equipa por navio). Em média,1 em cada 10 contentores requer este tipo de intervenção e cada intervenção ocupa a equipa durante cerca de 30 minutos, durante os quais
a

Relacionados

  • simul8
    9602 palavras | 39 páginas
  • Introdução Simul8
    10750 palavras | 43 páginas
  • H3_O melhor layout para um serviço not so fast food
    26982 palavras | 108 páginas
  • Tese de trafego
    79531 palavras | 319 páginas