Invertebrados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Os invertebrados são seres muito diversificados quanto à forma, tamanho, hábitos alimentares, etc. São animais que não possuem coluna vertebral, podem ser aquáticos ou terrestres.

















































Invertebrados

Características Gerais: inclui 97% de toda a espécie animal, exceto osvertebrados. Uma característica geral de todos os invertebrados é a ausência da espinha dorsal, outras características comuns são:

- Formação multicelular;

- Ausência de parede celular;

- Com exceção das esponjas, possuem tecidos como resultado de sua organização celular;

- Reprodução geralmente sexuada.

A maioria dos invertebrados pode se locomover, necessitam também extrair a energianecessária para sua sobrevivência através de outros seres. Os filos dos poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos são os representantes desse grupo. De parasitas a fontes de alimentos, esses seres fazem parte do nosso dia a dia.



Poríferos (filo Porifera)

Sistema Digestório: ausente, a digestão é exclusivamente intracelular.Alimentam-se de pequenas partículas suspensas na água. Sistema Respiratório: Não apresentam este sistema, a troca de gases ocorre pela difusão. Sistema Circulatório: A circulação é basicamente de água, alimento eespermatozoides. Sistema Excretor: também é feita por difusão. Reprodução: assexuadamente (brotamento, fragmentação ou gemulação) e sexuada mente, a maior parte é hermafrodita.Ambiente: a maioria vive no fundo dos mares, apoiadas em fundo arenoso ou rochoso, poucas espécies habitam águas doces.

Cnidários (filo Cnidaria)

Conhecidos popularmente como medusas, águas-vivas, corais, hidras, etc.

Sistema Digestório: incompleto (intra e extracelular); Sistema Respiratório: ausente (trocas gasosas diretascom o ambiente); Sistema Circulatório: alimentos se difundem através da cavidade gastrovascular; Sistema Excretor: são liberadas diretamente no meio extracelular; Sistema nervoso: difusamente espalhado pelo corpo.Reprodução: assexuada, através da emissão de pequenos brotos que se desprendem, ou sexuadas, por meio dos gametas dispersos na água, originando um zigoto. Ambiente que vivem: a maioria vive no mar, mas com alguns representantes em água doce.

Platelmintos (filo Platyhelminthes)São aproximadamente 20 mil espécies de vermiformes, de corpo mole e achatado.

Sistema Digestório: incompleto, a boca é a única abertura para o exterior, não tem ânus. Sistema Respiratório: não possuem, a troca gasosa é feita pela epiderme, por difusão.Sistema Circulatório: ausente, alimento digerido é enviado a células, por difusão, tem um intestino bem ramificado, gastrovascular. Sistema Excretor: formado por um conjunto de tubos ramificados que partem de um fundo cego e se abrem em poros na superfície corporal....
tracking img