Sectores de atividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I- Sectores de Actividade

A economia de um país pode ser dividida em sectores (primário, secundário, terciário, quaternário e quinário), de acordo com os produtos produzidos, os modos de produção e os recursos utilizados.
Os sectores de actividade é um conjunto de actividades que produzem bens ou prestam serviços.

A – Sector Primário

O sector primário engloba as actividadeseconómicas que produzem matéria prima. Isto implica, geralmente, a transformação de recursos naturais em produtos primários.
Muitos dos produtos do sector primário são considerados como matérias primas levados para outras indústrias, a fim de se transformarem em produtos industrializados. Os negócios importantes neste sector incluem agricultura, a silvicultura, a pecuária, a extracção mineira e aapicultura.
As indústrias em sentido diversificado, que agregam, embalam, empacotam, purificam ou processam as matérias primas dos produtores primários, normalmente se consideram parte deste sector, especialmente e a matéria prima é inadequada para a venda, ou dificil de transportar a longas distâncias. Segundo a nomenclatura económica, o sector primário está dividido em seis actividades económicas:a agricultura, a pecuária, a silvicultura, apicultura e a mineração.

* Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria prima para roupas, construções, medicamentos, ou seja, tem por objectivo retirar do solo alimentos para a sobrevivência so Homem, bem como matérias-primas.
Contudo, existem factores quecondicionam o actividade agrícola, factores físicos (clima, relevo, solos) e humanos (culturais, económicos e sociais).

Qual foi a influência do clima na prática agrícola?
O clima é considerado o factor mais importante na produção agrícola que condiciona a distribuição geográfica das espécies vegetais e as variedades cultivadas. A temperatura, a humidade, a luz solar e o vento intervêm nas funçõesvitais das plantas. A temperatura influencia a fotossíntese, a respiração e a transpiração das plantas. Cada espécie agrícola tem um limite de tolerância para lá do qual podem morrer. Por exemplo: o trigo não resiste a temperaturas inferiores a -17ºC; a temperatura mínima de floração é de 14ºC e a temperatura mínima de maturação é de 20ºC.
A luz solar tem um papel importante na realização dafotossíntese. Cada espécie vegetal tem exigências próprias no que respeita à duração e intensidade da luz solar.
A humidade é o elemento fertilizador da terra e dissolve os sais minerais do solo para que estes possam ser assimilados pelas plantas. As exigências da água variam com as espécies agrícolas e com as fases do seu ciclo evolutivo.



Figura 1 – Temperatura a diversas espéciesvegetais
Figura 1 – Temperatura a diversas espécies vegetais

O vento pode exercer dois tipos de acções, ou positiva, desempenhando um papel fundamental na polinização, ou negativa, podendo destruir as culturas e contribuir para a erosão do solo.

Figura 2 – Acção dos ventos
Figura 2 – Acção dos ventos

Porém, existem procedimentos adoptados para combater os obstáculos colocados pelo climaadverso, como por exemplo, para combater a secura recorre-se à irrigação artificial, para combater temperaturas reduzidas e acelerar o desenvolvimento das plantas recorre-se às estufas, para combater os solos húmidos recorre-se à drenagem dos solos e por fim, para combater a violência dos ventos recorre-se à construção de vedações em torno das culturas.

Qual foi a influência do relevo na práticaagrícola?

Em geral, as àreas planas de baixa e média altitude são mais favoráveis à prática agrícola, pois são espaços onde o solo é geralmente mais fértil e a utilização de máquinas é mais fácil em terrenos planos.

Figura 3 – Área plana de baixa altitude
Figura 3 – Área plana de baixa altitude

As áreas montanhosas de elevada altitude e declives acentuados são pouco propícias à...
tracking img