Intrucção sector automovel

441 palavras 2 páginas
Dado que falamos superficialmente sobre o modulo do sector automóvel penso que o melhor será apenas apresentar no P.R.A o trabalho realizado no modulo pois assim ficará mais completo.

Estas foram as primeiras empresas construtoras automóveis em Portugal

O Panhard & Levassor — o primeiro automóvel a chegar a Portugal

O primeiro automóvel chega a Portugal em 1895. É um veículo da marca Panhard & Levassor, importado de Paris pelo IV Conde de Avilez.

Na Alfândega de Lisboa, surge a dúvida sobre a taxa aduaneira a aplicar a tão estranho artefacto. Seria uma máquina agrícola ou uma locomotiva «máquina movida a vapor»?
Adopta-se esta última definição.

A Panhard & Levassor é fundada por René Panhard e Émile Levassor. Estes dois homens utilizam o motor desenvolvido por Daimler e criam automóveis com motor dianteiro e tracção às rodas traseiras. Esta empresa é uma das primeiras a fabricar automóveis com intuitos comerciais, tendo publicado o primeiro catálogo a cores.

Na primeira viagem que realiza, entre Lisboa e S. Tiago do Cacém, este veículo é protagonista do primeiro acidente de viação em Portugal ao atropelar um burro.

Automóveis fabricados em Portugal
A primeira tentativa de desenvolvimento de uma indústria automóvel em Portugal remonta aos finais do século XIX. Em 1899, a Empresa Industrial Portuguesa tenta, sem sucesso, dar início à produção industrial de automóveis no nosso país. Outras tentativas se seguem. O seu carácter pontual e experimental não permite o seu sucesso. A indústria automóvel nunca alcança grande expressão como indústria nacional.
É na cidade do Porto que a produção de automóveis, em número reduzido, virá a ter algum sucesso. Na década de 30, Eduardo Ferreirinha idealiza e constrói um veículo de competição com base na mecânica Ford, o Edford. O fervor pelo desporto automóvel dá origem à transformação de vários automóveis de competição: o DM de Dionísio Mateu e Elísio de Melo; o Marlei de Mário Moreira Leite; o

Relacionados