Introduçãoaolinux

1306 palavras 6 páginas
Introdução

Reprodução
O Linux é um sistema operacional de código fonte aberto parecido com o Unix, originalmente escrito por Linus Torvalds com a ajuda de vários outros desenvolvedores ao redor do mundo. É o mais notável e importante exemplo de software livre. Uma vez que todos podem usá-lo, alterá-lo e redistribui-lo, o sistema teve um crescimento exponencial, que faz com que o projeto, a cada dia, agregue mais usuários e desenvolvedores, inserindo melhorias e funcionalidades em seu código fonte.
É possível obter o Linux na forma de distribuições, que são pacotes de software contendo o kernel Linux e vários outros aplicativos livres, como suítes para escritório, ambientes gráficos, editores de imagens, navegadores de internet etc. Essas distribuições podem ser adquiridas gratuitamente pela internet, via download dos CDs de instalação ou via aquisição do CD que alguma empresa vende. O custo do Linux, neste último caso, estaria relacionado apenas ao trabalho técnico que a empresa teve para empacotá-lo, e a gastos como confecção de caixinhas e manuais de instalação. Cada distribuição reúne a coleção de software mais apropriada para o seu público alvo.

O Linux concorre fortemente no mercado de servidores com sistemas Unix proprietários e com o Windows Server, da Microsoft. Tem conquistado terreno também no desktop, sendo uma alternativa de baixo custo para empresas e usuários que querem economizar com licenças de software ou que preferem um ambiente aberto que pode ser modificado de acorco com as suas necessidades.

O Linux também é usado em "sistemas embarcados" (sistemas com aplicações já embutidas), como PDAs, celulares e outros micro-componentes, e foi o sistema operacional escolhido para o projeto OLPC (One Laptop per Child – Um Laptop por Criança), o laptop de 100 dólares.

Embora todo o sistema - incluindo as distribuições -, seja chamado de “Linux”, o termo original refere-se ao kernel, que é apenas o núcleo de um sistema operacional. Aqui também

Relacionados