Introducao a filisofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE ENSINO E APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
1. Objetivos.
1.1 Gerais:
Apreender a Filosofia como um dos mais relevates ramos do conhecimento humano, necessária para o despertar da busca pelo conhecimento, valorizando-a e comprreendendo-a em suas distintas concepções, especialmente suas fortes influências para o desenvolvimento da Filosofia Jurídica que, por sua vez, buscará odesenvolvimento do senso crítico, reflexivo e transformador para a melhor compreensão da Ciência do Direito.

1.2 Específicos:
De modo específico, possibilitar a compreensão das principais escolas do pensamento filosófico em sua vertente clássica e atual, especificadamente com relação às questões ao conhecimento da ética e da justiça para a mais adequada compreensçao do fenômeno jurídico na sociedadecontemporânea. Capacitar os alunos para: a) a análise e conhecimento das diversas escolas de pensamento e pensadores que se dedicaram ao desenvolvimento da filosofia; b) as peculiaridades de cada movimento filosófico; c) conhecimento e distinção dos principais teorias e princípios em torno da idéia de lei, direito e justiça; d) comprensão das mais atualizadas teorias a respeito da justiça em umasociedade comunitarista; e) análise dos princípios da dignidade da pessoa humana, liberdade e igualdade; f) desenvolver a visão crítica, por meio da reflexação filosófica acerca das principais escolas do pensamento jurídico: juspositivismo e jusnaturalismo e suas diversas vertentes.

2. Ementa (Projeto Pedagógico do Curso de Direito da Fafran).

Ementa: Importância e sentido geral da reflexãofilosófica. O que é Filosofia e para que serve. Filosofia antiga: oriente e ocidente. Filosofia grega. Filosofia medieval cristã, árabe e judaica. Filosofia moderna: Racionalismo, empirismo, idealismo. Filosofia contemporânea. Filosofia da vida, Filosofia da fenomenologia, Filosofia da existência, Filosofia pragmatista, Filosofia da linguagem. Filosofia da práxis.



3. Avaliações.
A aprendizagemserá aferida por meio das seguintes atividades: a) provas/testes; b) relatórios; c) seminários; d) interesse/presença/participação do aluno nos debates e exposições em sala de aula.
As notas serão calculadas com base em pesos diferenciados e pré-estabelecidos para cada tipo de avaliação, de acordo com sua relevância para a melhor apreensão dos conteúdos ministrados.
3.1 Relatórios de aulas.
Amera participação e presença às aulas não são suficientes para um profundo e concreto aprendizado. Daí a importância do acompanhamento das aulas através das anotações feitas no caderno, mecanismo e técnica que, ao mesmo tempo, propicia a elaboração de um material para um futuro estudo e fixação dos conteúdos ministrados e também colabora com a própria mentalização dos temas abordados.
Sendo assim, acada encerramento de um determinado tema, serão exigidos relatórios a respeito do que foi tratado em sala de aula, podendo a elaboração destes ser realizada tanto como atividade extraclasse quanto quanto a partir de exercícios dissertativos em sala de aula.
3.2 Seminários.
O seminário é uma técnica de ensino e, ao mesmo tempo, aprendizagem porque inclui a pesquisa, a discussão, a oratória, odebate e a escrita. Deve ficar esclarecido que não é dirigido ao professor ou, pelo menos, não somente a ele, mas se trata essencialmente de uma técnica de desenvolvimento dos conhecimentos para a própria turma de alunos, para os que o apresentam e para os que o assistem. Também não deve ser entendido como uma mera leitura de textos, mas, antes de tudo, uma troca de idéias entre quem o apresenta equem dele participa como espectador.
Para a apresentação de um seminário, haverá a proposição de um tema pelo professor, tendo, geralmente, um texto de apoio distribuído entre os apresentadores que, se quiserem, poderão fazer uso de recursos como transparências, vídeos, artigos, cartazes, etc.
A nota do trabalho o resultado da soma da apresentação individual de cada membro do grupo e do...
tracking img