Intolerancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As faces da intolerância.
1. Intolerância sexual
A Intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões.Num sentido político e social, intolerância é a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos-de-vista diferentes. Como um constructo social, isto está aberto a interpretação. Por exemplo,alguém pode definir intolerância como uma atitude expressa, negativa ou hostil, em relação às opiniões de outros, mesmo que nenhuma ação seja tomada para suprimir tais opiniões divergentes ou calaraqueles que as têm. Tolerância, por contraste, pode significar "discordar pacificamente". A emoção é um fator primário que diferencia intolerância de discordância respeitosa. No entender de Ghandi,
“Asdivergências de opinião não devem significar hostilidade.”
“Como a abelha que colhe o mel de diversas flores, a pessoa sábia aceita a essência das diversas escrituras e vê somente o bem em todas asreligiões.”
(Mahtma Ghandi)
É difícil aceitar as idéias de outras pessoas quando não coincidem com as nossas; isto porque fomos educados nessa rigidez comportamental que nos impede compreender quepodem existir idéias que difiram das nossas e os que as defendam não são, necessariamente, nossos inimigos. Um deputado disse recentemente :

“Não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja.Não corro esse risco porque os meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambientes como lamentavelmente é o teu.”
(Bolsonaro Jair . declaração ao programa de Televisão CQC no dia23/03/2011)

Ao responder uma pergunta sobre preconceito a declaração do deputado Jair Bolsonaro reforça o preconceito contra homossexuais país visto que ele representante de uma parte da população serefere ao homossexualismo como uma questão de educação e não pessoal da natureza de cada ser humano .

2. Intolerância racial
“Meus primeiros oito anos escolares foram todos com pessoas...
tracking img