Intertextualidade da musica monte castelo- renato russo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Curso de Comunicação Social – Jornalismo / 2º Período
Oficina de Leitura e Escrita – Márcio Serelle

INTERTEXTUALIDADE NA MÚSICA MONTE CASTELO DE RENATO RUSSO

Clarissa França Dias
Juliana Faria Navega
Letícia Francielle Carvalho de Sousa
Luciana Santana de Souza
Taís da Silva Pinto

Belo Horizonte
2011
Intertextualidade: MonteCastelo - Renato Russo
No fim da década de 1980, a banda Legião Urbana lança em seu álbum a música “Monte Castelo”, escrita por um de seus integrantes, Renato Russo. Pode-se observar na canção uma intertextualidade com o soneto 11 de Luís Vaz de Camões, com o capítulo 13 do livro bíblico Coríntios e ainda com seu título, que faz alusão à batalha de Monte Castelo, que aconteceu na Segunda GuerraMundial e teve o exército brasileiro como vencedor da mesma.
O título da canção se refere à batalha em que a Força Expedicionária Brasileira (FEB) lutou ao lado dos Aliados contra a Alemanha nazista no fim da Segunda Guerra Mundial. Depois de quatro tentativas fracassadas de tentar tomar Monte Castelo e apesar de toda a vantagem alemã, a FEB foi a vencedora da batalha. Como título “Monte Castelo”pode dar uma significação especial à canção. Renato Russo escolhe uma batalha que foi difícil, contraditória, uma vez que foi preciso uma guerra acontecer para que a discriminação e a violência fossem vencidas, mas uma batalha que em seu final surpreendente a paz e a igualdade foram estabelecidas. Assim, implicitamente, o autor da canção insinua que o amor e as diferentes formas de amar são como oparadoxo da guerra e ainda pode-se inferir sua esperança no amor. Esperança de que algum dia o amor será superior ao preconceito e que, como diz a canção, “então veremos face a face”, as pessoas verão que existem diversas formas de amar e aceitarão esse amor contraditório como a verdade.
O tema central da canção de Renato Russo é o amor e para tratar dele, o compositor se apropria de trechos dosoneto 11 de Luís de Camões. Essa apropriação acontece já que Renato usa trechos idênticos do soneto em sua canção, como: “O amor é o fogo que arde sem se ver. É ferida que dói e não se sente...”.
O escritor do Soneto considera o amor um grande paradoxo, que expõe sentimentos contraditórios, como a “dor que desatina sem doer”, ou “o contentamento descontente”. Os contrários do amor, expostos porCamões, querem dizer que, não importa quanto sofrimento o amor traga, ele sempre estará acompanhado de seu contrário, de um sentimento que neutraliza a dor, e transforma o amor em algo único. É interessante observar que os únicos versos do soneto que não são citados por Renato Russo em “Monte Castelo” são: “Mas como causar pode seu favor” e “Nos corações humanos amizade”. A exclusão desses trechosnos leva a crer que o compositor quer explicitar que o amor retratado na canção é o amor entre um casal, e não entre amigos.
Já com o texto bíblico “O amor é um dom supremo”, Renato Russo usa os versículos 1 e 4 com algumas diferenças. O compositor, nesse caso, interpreta tais trechos e os coloca na música de maneira diferente, caracterizando uma paráfrase. O 4º versículo na íntegra, por exemplo,tem tais palavras: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece”, mas é mencionado na música como: “O amor é bom, não quer o mal. Não sente inveja ou se envaidece...”.
Uma possível interpretação a respeito da intenção do autor é a de que Renato Russo possa ter se aproveitado do lançamento do álbum de sua banda em 1989, para fazer menção aohomossexualismo, uma vez que assumiu publicamente sua homossexualidade em 1988.
Essa interpretação pode ser feita a partir do trecho da canção que diz: “Tão contrário a si é o mesmo amor. Estou acordado e todos dormem, todos dormem, todos dormem. Agora vejo em parte, mas então veremos face a face”.
Esse trecho pode ser visto como uma crítica à sociedade que só considera o amor entre um homem e...
tracking img