Internet e intranet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 7 – Internet, Intranets e Extranets
Extraído e adaptado de: STAIR, Ralph e REYNOLDS, George. Princípios de Sistemas de Informação. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. Cap. 7.

1. Uso e funcionamento da Internet
Internet. A Internet é um conjunto de redes interconectadas, todas trocando informações gratuitamente. Arpanet. O ancestral da Internet foi a Arpanet, um projeto iniciado peloDepartamento de Defesa dos Estados Unidos, em 1969. Ai foi criado o IP (Internet Protocol), permitindo a transferência de informações entre redes. Funcionamento. A Internet transmite dados de um computador, chamado host, para outro. Se o computador estiver em uma rede na qual o computador de envio está localizado, a mensagem pode ser enviada diretamente. Se não, um roteador instalado nessa redepercebe que o computador de destino está fora da rede local e envia a mensagem para outro roteador. Assim, de roteador em roteador, a mensagem vai trafegando em várias redes até encontrar o destinatário e entregar a mensagem. Pacotes. As redes transmitem as mensagens em partes, chamados pacotes de informação, cada qual carregando o endereço de seu remetente e destinatário. IP – Internet Protocol. Oconjunto de convenções usado para passar os pacotes de informação de um computador para outro é conhecido como protocolo de Internet (IP), que atua na camada de rede do modelo OSI. Outros protocolos são usados junto com o IP, e o mais conhecido é o TCP (Transfer Control Protocol), que opera na camada de transporte. URL – Uniform Resource Locator. Cada computador na Internet possui um endereçodeterminado, chamado localizador uniformizado de recursos, para diferenciá-lo dos outros computadores. Um exemplo de URL é http://www.uol.com.br. HTTP. O http especifica o método de acesso, ou seja, determina ao software do usuário acessar um arquivo particular por meio de Hiper Text Transport Protocol (protocolo de transporte de hipertexto). WWW. A parte “www” significa que o endereço está associadoao serviço World Wide Web (rede de alcance mundial). Domínio. A parte “uol.com.br” do endereço representa o nome do domínio que identifica o site de hospedagem na Internet, devendo aderir a rigorosas regras. Possui geralmente três extensões: 1) Hospedeiro (uol); 2) Categoria (com); 3) País (Br) – para o os EUA não há especificação de país. Classificação. São os códigos que denotam as categorias deafiliação do hospedeiro. As mais comuns são: Classificação .com .edu .gov .info .mil .nom .net .org .web Afiliação Organizações empresariais Sites educacionais Sites governamentais Prestadores de serviço de informação Sites militares Indivíduos Organizações de rede Organizações Entidades relacionadas às atividades da WWW

Conexão via LAN. Este enfoque exige que o usuário instale em seucomputador uma placa de rede e participe de uma rede que contenha um servidor de Internet. Os software usados são ODI – Open Datalink Interface, ou o NDSI – Network Driver Interface Specification.

Conexões dial-up. A conexão discada à Internet é feita via SLIP/PPP. Esse enfoque exige um modem, um software que implemente o SLIP – Serial Line Internet Protocol (IP para linha serial), ou o PPP – Point toPoint Protocolo (protocolo ponto-a-ponto). O SLIP e o PPP são dois protocolos de comunicação que transmitem pacotes pelas linhas telefônicas, permitindo o acesso à Internet por meio de linhas discadas. Os usuários precisam de um provedor que possua um servidor SLIP/PPP. Provedor. Um provedor de serviços de Internet – ISP (Internet Service Provider) é uma empresa que fornece acesso à Internet paraindivíduos e organizações. São exemplos de provedores: UOL, IG, Ibest, AOL.

2. Serviços de Internet
E-mail. O e-mail mudou a forma de comunicação das pessoas. Ele melhorou a eficiência das comunicações, reduzindo as interrupções das ligações telefônicas e os contatos pessoais não programados. Também se consolidou como meio de transporte de documentos mais usado. Telnet. O Telnet é um...
tracking img