Desenvolvendo a capacidade criadora a partir da leitura da obra de arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
DEPARTAMENTO DE ARTE VISUAL
CURSO DE ARTE VISUAL

PROJETO DE PESQUISA

DESENVOLVENDO O ATO CRIADOR ATRAVÉS DA LEITURA DE OBRA DE ARTE

JOSIE MARA S. LIASCHI

Londrina 2010

CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
DEPARTAMENTO DE ARTE VISUAL
CURSO DE ARTE VISUAL

PROJETO DE PESQUISA

DESENVOLVENDO O ATO CRIADORATRAVÉS DA LEITURA DE OBRA DE ARTE

Projeto de pesquisa apresentado como parte das exigências da disciplina Fundamentos da Pesquisa em Arte, (7ART037), ministrada pelo Profº Dr. Ronaldo Alexandre de Oliveira no curso de Arte Visual, no segundo semestre de 2010.

Londrina 2010
I – RESUMO
...as formas valem como significantes na medida em que a consciência lhes colhe significado. (GIULIO CARLOARGAN)

Neste Projeto de pesquisa analisarei a prática educacional em Referenciais Teóricos, que apontam o contato com a obra de Arte, como ponto de partida para uma experiência estética e sensível em relação ao seu meio. Tratando o professor arte-educador como estimulador, sendo ele a alavanca que levará o aluno a sensibilizar-se diante da obra. Partindo daí seu desenvolvimento criador.
Estapesquisa partiu da análise das práticas de estágio; de referenciais de nossos próprios professores; da minha experiência como aluna do Ensino Fundamental e Médio; e da observação de alguns arte-educadores pelo fato de eu estar lecionando na Rede Pública Estadual. Minha própria experiência que está sendo construída no dia a dia da sala de aula, onde tenho trabalhado a leitura de obra de arte e aprodução a partir desta.
Trazendo para o âmbito escolar a importância, e a influência da imagem na contemporaneidade, e a estratégica posição do professor ao mediar este processo entre a obra, aluno e aprendizagem. Alcançando assim um indivíduo pensante.
Pois o ser humano cria a partir de experiências, de referenciais unidos ao seu imaginário potencializando sua capacidade criadora. É como se elepudesse assim compreender que sua arte existe porque a Arte existe, como citado pela Regina Machado da Universidade de São Paulo.

II – INTRODUÇÃO / JUSTIFICATIVA
Inicio nossa discussão com a seguinte colocação:
Ao apresentar uma obra de Arte ao aluno, o que se espera de sua posição frente à imagem?
Desde o princípio na “Arte Rupestre” o homem comunica-se através de desenhos e pinturas. Num sensocomum todos sabemos que se trata da representação da sua vivência, crenças e questões de sua vida, de forma como nos é apresentado.
Mas a questão é: Que significantes a nossa consciência nos confere? Este é o ponto chave da nossa discussão.

III- DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA

A obra em si, é a primeira proposta de provocar o questionamento do observador. Com a mediação do arte-educadorque é o segundo item de “provocação’, este pensará meios, enfim, questões que estimularão a percepção, o pensamento, sua posição significativa diante da obra.
Criamos assim um paradoxo. Pois artista e obra são paralelos ao observador, distintos. Quem fará a relação é o espectador, ou seja, o aluno.
A distância entre o autor e observador é tremenda. Primeiramente não se conhecem, possivelmentevivem em épocas totalmente diferentes; costumes, crenças, conceitos morais e formais relativamente opostos.

Conhecer e contextualizar a produção artística da humanidade nos permite adentrar no tempo/espaço histórico do homem, descobrindo o seu modo de olhar e interpretar o mundo, a sua poética.
A arte nasce em alguma circunstância de tempo/espaço histórico do homem e desse contexto se nutre sealimenta: daí sua temporalidade. Acontece que a obra de arte transcende esse tempo/espaço particular, pois traz em si o universal, tornando-se intemporal. (MARTINS,Miram Celeste Ferreira Dias; PICOSQUE, Gisa; GUERRA,Mª Terezinha Telles. “Didática do Ensino de Arte: A língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer Arte. – São Paulo: FTD, 1998.p.60)

Far-se-á uma ponte, que possibilitará a...
tracking img