Internet, extranet e intranet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Internet

Surgimento

A Internet surgiu a partir de um projeto acadêmico norte-americano que objetivava interligar centros de pesquisas dos Estados Unidos. Esse projeto é conhecido pela sigla ARPANET. Os pesquisadores lançaram nesse projeto conceitos de protocolos que ainda são bases da internet até os dias atuais: TCP/IP.

Em 1985, a entidade americana National Science Foundation(NSF) interligou os supercomputadores do seu centro de pesquisa, a NSFNET, que no ano seguinte entrou para a ARPANET. A ARPANET e a NSFNET passaram a ser as duas espinhas dorsais de uma nova rede que junto com os demais computadores ligados a elas, era a INTERNET. Em 1993 a internet passou a ser usada comercialmente.

Definição

É difícil definir Internet em apenas uma frase, pois se tratade uma tecnologia bastante utilizada atualmente onde todos os usuários sabem o que ela faz e quais suas utilidades, por outro lado, poucos sabem o que de fato ela é e como funciona.

Internet é um grande conjunto de redes de computadores interligadas pelo mundo inteiro de forma integrada viabilizando a conectividade independente do tipo de máquina que seja utilizada, que para manter essa“multi-compatibilidade” se utiliza de um conjunto de protocolos e serviços em comum, podendo assim, os usuários a ela conectados usufruírem de serviços de informação de alcance mundial.

Como Funciona

A Internet pública é uma rede de computadores mundial, isto é, uma rede interconecta milhões de equipamentos de computação em todo o mundo. Não faz muito tempo, esses equipamentos eramexclusivamente PCs tradicionais de mesa, estações de trabalho com sistema Unix e os chamados servidores. Porém, sistemas finais que não são componentes tradicionais da Internet, como agendas digitais, TVs, câmeras Web e até mesmo torradeiras estão sendo cada vez mais conectados a Internet. Por isso, o termo rede de computadores, quando associado a internet, está perdendo o sentido. Então, todos essesequipamentos são denominados hospedeiros ou sistemas finais.

Sistemas finais são conectados entre sim por enlaces de comunicação. São vários os tipos físicos desses enlaces, tais como cabos coaxiais, fio de cobre ou fibras óticas. Enlaces diferentes podem transmitir dados em taxas diferentes, sendo essa taxa de transmissão medida em bits por segundo.

Em geral, sistemas finais nãosão interligados diretamente por um único enlace de comunicação. Em vez disso, são interconectados indiretamente por equipamentos intermediários de comunicação conhecidos como comutadores de pacotes. Um comutador de pacote encaminha a informação que está chegando em um de seus enlaces de comunicação de entrada para um de seus enlaces de comunicação de saída. No jargão das redes de computadores, ojargão é denominado pacote. Há comutadores de pacotes de todos os tipos e formas, mas os dois mais proeminentes na Internet são roteadores e switches.

A sequência de enlaces de comunicação e comutadores que um pacote percorre desde um sistema final remetente até um sistema final receptor é conhecida como rota ou caminho. Em vez de promover um caminho dedicado entre sistemas finaiscomunicantes, a Internet usa técnica conhecida como comutação de pacotes, que permite que vários sistemas finais comunicantes compartilhem ao mesmo tempo um caminho ou partes dele.

Sistemas finais acessam a Internet por meio de Provedores de Serviços de Internet. Cada provedor é uma rede de comutadores de pacotes e enlaces de comunicação. Provedores proveem aos sistemas finais uma variedade detipos de acesso à rede, incluindo acesso por modem discado, acesso residencial de banda larga ou via rádio. Para permitir comunicação entre usuários da Internet e possibilitar a usuários acesso mundial ao conteúdo da Internet, esses provedores de nível mais baixo são interconectados por meio de provedores de nível mais alto, nacionais e internacionais. Cada rede, seja de mais alto ou mais...
tracking img