Internet do futuro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Internet do Futuro

Domingos Andre, Jarbas Santos and Lucas Caldeira

Abstract--- The great success of the Internet is due to the current TCP / IP and its facilities. This model facilitated the growth of the Internet, but its simplicity also brought limitations. One of the main objectives of Future Internet is the creation of alternative architectures to replace the TCP / IP protocol. Thisarticle presents the problems of the current Internet, as well as proposals for the Future Internet.
INTRODUÇÃO
A
internet é um meio de comunicação e interação entre pessoas que permite acesso à informações e carrega uma ampla variedade de recursos e serviços. Essa ferramenta de comunicação tem se expandido e o seu uso está cada vez mais diversificado desde sua criação. É possível realizarcompras, disponibilizar anúncios de propagandas, acessar bancos, serviços de cartório, ler e assistir noticiários, download de músicas, vídeos, jogos, realizar pesquisas.
O número de usuários que acessam a internet no Brasil vem aumentando significativamente e em pouco tempo se tornou o maior repertório de informações e o maior meio de comunicação virtual. Estimativas mostram que em 2008 os usuáriosresidenciais ativos no Brasil representavam 24,5 milhões.
A teoria de Leonard Kleinrock sobre a troca de pacotes ao invés da utilização da comutação por circuitos foi um dos passos que impulsionou a internet e foi colocada em prática em 1965.
A opção pela comutação de pacotes ao invés da comutação de circuitos se deu pela necessidade de construir uma rede robusta, que sobrevivesse a desastrese fosse eficiente, através do compartilhamento da banda disponível a robustez é obtida pela redundância através de caminhos alternativos da origem até o destino. A técnica de datagrama, utilizada na comutação por pacotes, associada a uma topologia em malha, permite procurar um novo caminho na rede após a ocorrência de alguma falha na infraestrutura existente. A eficiência é conseguida pelocompartilhamento da banda disponível, pois a comutação de circuitos implicava em muito tempo ocioso nos enlaces da rede, uma vez que a banda é dedicada.
Desde o inicio, a ideia era fazer com que várias redes isoladas tivessem como interagir em uma única plataforma. Em vez de aglomerar menores redes em torno de uma pedra maior, a internet foi projetada para alinhar redes pequenas, convertendo-as numarede única enorme.
Um exemplo de funcionamento da comunicação da internet é feito de uma forma simples. Se pretende acessar um computador no Japão, por exemplo,basta conectar-se a um computador ligado à internet na sua cidade. Esse computador local está conectado a uma máquina em outro estado ou país e assim por diante, traçando uma rota até chegar ao destino. É nesse sentido que se diz que ainternet encurta distância.
O motivo para considerar esta simplicidade é porque se um roteador sair do ar, os dados serão conduzidos por outros roteadores, isto significa dizer que a rede continuará ativa. Não há grandes riscos de que existam retenções no fluxo dos dados. Graças à sua simplicidade, a Internet permite que dispositivos novos e usuários novos se liguem à rede pelas suas pontas, pela suaperiferia. E é por isso que cresce rapidamente e em todas as direções.
Existem alguns padrões que foram criados para fazer chegar aonde chegou a internet atual. Um deles é o World Wide Web Consortium (W3c),um órgão internacional que define os padrões das linguagens que são usadas na internet, linguagens como, HTML, XML, etc. Os padrões recomendados pelo W3c foram projetados para: Garantirbenefícios significativos ao maior número de usuários da internet; Garantir a viabilidade em longo prazo de qualquer documento na internet; Simplificar os códigos e baixar os custos de produção; Tornar os sites acessíveis a mais usuários e mais dispositivos capazes de acessar a internet.
INTERNET DO FUTURO
OpenFlow – A plataforma Openflow permite a criação de uma rede de teste programáveis em...
tracking img