INTERMODALIDADE

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ











JUAN DAVID TOVAR ANGEL













PROTEÇÃO À AVIAÇÃO CIVIL - SECURITY















Rio de Janeiro
2012
JUAN DAVID TOVAR ANGEL







PROTEÇÃO À AVIAÇÃO CIVIL - SECURITY







Monografia apresentada à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para a conclusão do curso de Pós-graduação emSegurança da Aviação Civil.


Orientador: Prof. MSc. Ronaldo Jenkins de Lemos.



















Rio de Janeiro
2012
JUAN DAVID TOVAR ANGEL





PROTEÇÃO À AVIAÇÃO CIVIL - SECURITY




Monografia apresentada à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para a conclusão do curso de Pós-graduação em Segurança da Aviação Civil.Aprovada em


BANCA EXAMINADORA




Prof. MSc. Ronaldo Jenkins de Lemos
Universidade Estácio de Sá





Prof. Dr.
Universidade Estácio de Sá





Prof. Dr.
Universidade Estácio de Sá











































Dedico este trabalho a Daniel Andrés Tovar Angel e Liliana Angel Vargas,pessoas as quais me incentivaram e motivaram a minha especialização.

AGRADECIMENTOS


Aos meus familiares, amigos e a todos os meus professores, que me ajudaram a compreender minha missão na aviação civil de forma ética e digna, o meu muito obrigado, pelo apoio, compreensão e carinho.











































“Ser Piloto éser honrado e competente o suficiente para fazer parte de um seleto grupo de seres humanos que tem a capacidade de voar”
(Autor desconhecido)
RESUMO

O presente trabalho trata da importância do Plano Nacional de Segurança da Aviação (PNAVSEC), e como ele age no dia-a-dia da aviação civil brasileira. No capitulo 1 são levantados os principais tópicos abordados no decorrer do estudo, com afinalidade de ambientar o leitor com o tema. A abordagem feita no capitulo 2 fala à respeito do atentado às Torres Gêmeas nos Estados Unidos, sobre a importância que esse evento teve na Segurança Aérea e também sobre o anexo 17 da OACI que é o Norte do PNAVSEC. No capitulo 3 é feito um estudo geral sobre o PNAVSEC, falando sobre sua definição, legislação que o rege e as obrigações e atribuições dosórgãos que o seguem. No capitulo 4 fala-se à respeito dos subprogramas do PNAVSEC, dando uma visão do que cada um desses subprogramas é responsável. O capitulo 5 aborda à respeito da proteção à aeronaves, aeroportos e auxílios da aviação civil, dando ênfase às novas tecnologias que vêm sendo postas em prática em prol da segurança. O capitulo 6 faz um estudo sobre como está a realidade da segurança aéreano Brasil, de como as recomendações estipuladas no Anexo 17 da ICAO e, conseqüentemente, no PNAVSEC estão sendo cumpridas ou não. No capitulo 7 procurou-se concluir através do que foi abordado no trabalho, a importância que tem que ser dada à segurança aérea no Brasil, e as áreas onde se necessita haver um sério investimento, para que não se tenha que passar por uma situação catastrófica nofuturo.

Palavras-chave: Segurança Aérea. Plano Nacional de Segurança da Aviação Civil. Segurança Aeroportuária.
ABSTRACT

The present work treats about the importance of the Aviation Security National Plan, and how it acts daily in the Brazilian civil aviation. On chapter 1 are raised the main topics described during this work, in order to accommodate the reader with the subject. The approachgiven on chapter 2 talks about the terrorist act against the United States, in New York and about ICAO Annex 17, that is PNAVSEC’s north. On chapter 3, is made a general study about PNAVSEC, talking about its definition, the legislation that guides it, and obligations and assignments of the organizations that follows PNAVSEC. On chapter 4 is talked about PNAVSEC subprograms, giving a vision of...
tracking img