Interdisciplinariedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
REDE SÃO PAULO DE FORMAÇÃO DOCENTE-REDEFOR




REGINA LÚCIA NEVES DE GOUVEIA


INTERDISCIPLINARIDADE



SÃO PAULO
2011

REGINA LUCIA NEVES DE GOUVEIA




INTERDISCIPLINARIDADE




Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no curso de Pós Graduação, Rede Sâo Paulo de Formação Docente-Redefor- Usp,Curso de Gestão de Currículo para Coordenador Pedagógico,
Orientação: Profª. Dra. Valéria Cordeiro Fernandes Belletati




São Paulo
2011
DEDICATÓRIA





Dedico este trabalho aos meus colegas de grupo que estiveram presentes no decorrer do curso, aos meus tutores que demonstraram paciência e dedicação e aosprofessores que prontamente colaboraram com minhas pesquisas.













AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus que está sempre presente em tudo o que faço.
Agradeço aos meus pais por terem me dado condições de ser quem sou.
Agradeço aos meus filhos pelo carinho e compreensão.















RESUMO
Este Trabalho de Conclusão de Curso buscacompreender como os professores das escolas estaduais pensam a interdisciplinaridade e quais dificuldades estes profissionais encontram para desenvolver conteúdos Interdisciplinarmente no ambiente escolar e como percebem a complexidade do conhecimento e sobre a possibilidade de reciprocidade e inclusão entre as distintas áreas do conhecimento. Os dados desta pesquisa foram coletados através deentrevista com os professores do Ensino Fundamental e Médio, das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática e Geografia. A pesquisa foi exploratória e descritiva e pode-se concluir que os professores consideram a interdisciplinaridade um excelente método de ensino, reconhecem a importância do trabalho coletivo e interdisciplinar e são unânimes quanto ás dificuldades apresentadas:tempo, interesse do aluno grupo de professores e do aluno.

Palavra chave: Interdisciplinaridade. Escola Pública. Educação Básica.

















INTRODUÇÃO


Este estudo de caso tem como objetivo conhecer sobre as práticas utilizadas por professores de uma escola pública paulista, localizada na cidade de São Bernardo do Campo , no ensino médio regular , tendo comofoco as ações didáticas que buscam relacionar e unificar as disciplinas através de uma abordagem interdisciplinar do currículo.
Parte-se do pressuposto que tais práticas docentes, fundamentadas na interdisciplinaridade, exigem comprometimento, trabalho coletivo e constância de estudo do professor envolvido e, que contribuem para formar alunos críticos, capazes de encontrar soluçõespara problemas complexos e desenvolver hábitos de trabalho em equipe.
Segundo Thiesen (2008), o movimento histórico que vem marcando a presença do enfoque interdisciplinar na educação escolar constitui um dos pressupostos diretamente relacionados a um contexto mais amplo e também muito complexo de mudanças que abrange não só a área da educação, mas também outros setores da vida social como apolítica e a tecnologia, conforme diz Morin:

[...] a reforma necessária do pensamento é aquela que gera um pensamento do contexto e do complexo. O pensamento contextual busca sempre a relação da inseparabilidade e as inter-retroações entre qualquer fenômeno e seu contexto, e deste com o contexto planetário. O complexo requer um pensamento que capte relações, inter-relações,implicações mútuas, fenômenos multidimensionais, realidade que são simultaneamente solidárias e conflitivas (com a própria democracia, que é o sistema que se nutre de antagonismos e que, simultaneamente, os regula), que respeite a diversidade, ao mesmo tempo em que a unidade, um pensamento organizador que conceba a relação recíproca entre todas as partes (MORIN, 2005, p.23, citado por THIESEN,...
tracking img