Origenm das teorias classica, burocratica e de relaçoes humanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


A Teoria Clássica da administração surgiu em meados de 1916, na França. A teoria clássica estudava e dava ênfase na estrutura da organização, enquanto a Administração científica dava ênfase às tarefas realizadas pelos operários. O objetivo de ambas era descobrir e desenvolver maneiras de tornar a organização cada vez mais eficiente, no entanto, a Teoria Clássica estudava comotodas as partes envolvidas na organização poderiam se desenvolver para atingir essa eficiência. Fundada por Henry Fayol (1841-1925), a Teoria Clássica entende que a organização é uma estrutura. Assim, caracteriza essa teoria a preocupação com a estrutura e a forma da organização. É a partir desta teoria, que via a divisão do trabalho, que acarretava na especialização, como parte essencial para seatingir a eficiência do trabalho na organização, que surgiu o termo departamentalização.
Uma das primeiras aplicações do termo Burocracia data do século XVIII, onde o termo era carregado de forte conotação negativa, designando aspectos de poder dos funcionários de uma administração estatal aos quais eram atribuídas funções especializadas, sob uma monarquia absoluta. Essa definição se encaixa de formamuito próxima àquela hoje utilizada na linguagem comum: a Burocracia como sinônimo de excesso de normas e regulamentos, limitação da iniciativa, desperdício de recursos e ineficiência generalizados dos organismos estatais e privados.
Com o advento da Teoria das Relações Humanas uma nova linguagem passa a dominar o repertório administrativo: fala-se agora em motivação, liderança, comunicação,organização informal, dinâmica de grupo etc. [...] A ênfase nas tarefas e na estrutura é substituída pela ênfase nas pessoas. Com a Teoria das Relações Humanas surge uma nova concepção sobre a natureza do homem, o homem social.











ORIGENS DA TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
As origens da Abordagem Clássica da Administração tiveram inicio das conseqüências geradas da Era daIndustrialização, o crescimento desordenado, fizeram com que as pessoas deixassem a agricultura e o artesanato para trás, e migrarem para outras cidades buscando empregos nas indústrias. Os países que rapidamente começaram o processo de industrialização – os chamados países industrializados – logo se transformaram em países do primeiro mundo. Neles, a indústria conquistou o espaço econômico efinanceiro da época e as fábricas não paravam de crescer.
No despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração. Um era o americano, Frederick Winslow Taylor, e iniciou a chamada Escola da Administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria por meio da divisão do trabalho do operário. O outro era o europeu, Henri Fayolque propôs uma teoria diferente do Taylor, desenvolveu a chamada Teoria Clássica, que estava preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da administração em bases científicas. Muitos embora ambos não tenham se comunicado entre si e tenham partido de pontos de vista diferentes e mesmo opostos, o certo é que suas idéias constituemas bases da Abordagem Clássica da Administração, cujos postulados dominaram as quatro primeiras décadas do século XX no panorama administrativo das organizações.
Em função dessas duas correntes, a Abordagem Clássica da Administração é desdobrada em orientações diferentes e, até certo ponto, opostas entre si, mas que se complementam com relativa coerência:
De um lado, a Escola da AdministraçãoCientífica, desenvolvida nos Estados Unidos, a partir dos trabalhos de Taylor. Essa escola era formada principalmente por engenheiros, como Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915), Henry Lawrence Gantt (1868 – 1919), Frank Bunker Gilbert (1868 – 1924), Harrington Emerson (1853 – 1931) e outros. Henry Ford (1863 – 1947) costumava ser incluído entre eles pela aplicação desses princípios em seu...
tracking img