Interdisciplinaridade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1 POLÍTICAS E GESTÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS 5
2.2 CURRICULO, CULTURA E CONHECIMENTO ESCOLAR 5
2.3 METODOLOGIA DA PESQUISA 6
2.4 TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO 6

3 CONCLUSÃO..........................................................................................................9


REFERÊNCIAS..........................................................................................................10


INTRODUÇÃO

Esta pesquisa vem apresentar à importância de se trabalhar com a educação, analisando os currículos, as metodologias trabalhadas, envolvendo a tecnologia como o auxilio de pesquisas para o enriquecimento nodesenvolvimento das técnicas educativas. Relatando seus conceitos e analises criticas que caracterizam a possibilidade de comunicação fazendo com que a educação possa favorecer para a transformação dos métodos tradicionais de ensino.
Convidando ao leitor a uma reflexão acerca de seus trabalhos diários buscando discutir encaminhamentos sobre a utilização de tais ferramentas no processo deensino e aprendizagem.




DESENVOLVIMENTO

É interessante discutir a importância de uma gestão participativa, onde a democratização da escola auxilia na compreensão da cultura, dos processos e a articulação das relações sociais. Possibilitando a organização e a participação nas relações, definindo metas e tomadas de decisões coletivas.
A gestão democrática secaracteriza em profissionais independentes, capazes de tomar decisões, tornando o ambiente escolar mais agradável e com propostas educativas mais eficientes na construção de uma educação de qualidade.
Uma gestão democrática só poderá ser realizada com sucesso com a participação de todos os envolvidos no contexto educacional (discentes, docentes, gestores, administrativos e a comunidade),onde todos os envolvidos possam compartilhar as responsabilidades das estratégias e decisões adotadas.
Decisões estas que levam a concretização de um currículo escolar que proporcione aos alunos conteúdos referentes à sua realidade, incluindo em seus projetos temas importantes que trabalhem com a realidade da comunidade escolar, relacionando os conteúdos programáticos aosrespectivos fatos decorrentes, tratando de reconhecer explicitamente a importância dos fins e conteúdos do ensino em seus marcos sócio-culturais e institucionais.
Porém para que isso aconteça é preciso que tanto a gestão quanto a docência escolar esteja em constante busca do conhecimento, transformando a educação através das constantes pesquisas e estudos levando para a escola, novas propostasde ensino e aprendizagem.
No entanto é importante lembrar-se do avanço tecnológico que vem revolucionando a educação trazendo novas formas de pesquisa e recursos tecnológicos inovadores auxiliando no desenvolvimento das aulas estimulando o aprendizado, mas infelizmente poucos são os educadores que utilizam estes recursos de forma adequada transformando-os em meros equipamentosempilhados em uma sala abandonada, é de estrema importância que essa situação seja solucionada, levando para as escolas não só os equipamentos como também dando oportunidade de cursos aos educadores para que os mesmos possam utilizar da melhor forma este instrumento tão importante no desenvolvimento da educação.

1 Políticas e gestão dos espaços educativos

É preciso ter coerência coma forma de ensinar do professor em sala de aula a escola deve ser assumida como principal espaço de inclusão, de aprendizagem e de socialização; por isso deve ser um lugar atraente com espaço e tempo estimuladores de aprendizagem. Acreditamos, por tanto, que se faz necessário um maior investimento na formação docente e no desenvolvimento profissional do professor. Pois, a cada dia que passa,...
tracking img