Inter disciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

A participação do profissional de Recursos Humanos é de fundamental importância nos projetos das organizações, tem por missão estabelecer o sistema que rege as relações entre os colaboradores, para que isto ocorra, à gestão inclui um conjunto de funções e atividades tais como: recrutamento e seleção, planejamento de recursos humanos, análise de descrições de funções, avaliação dedesempenho, remuneração e benefícios, higiene e segurança do trabalho. O profissional de recursos humanos precisa de diversas competências para agregá-las como: capacidade de assumir riscos, visão global e iniciativa, são competências essenciais para qualquer organização, seja ela de pequeno porte ou grande porte. Na Distribuidora Progresso as competências são aplicadas, mas, falta motivação que venhadesenvolvê-las, pois através de nossa pesquisa realizada por entrevistas e visitas nesta empresa, foram reconhecidos pontos importantes que deverão ser utilizados dentro de uma organização, com clareza e interesse de melhorar e progredir conforme as possibilidades atuais da gestão. As pendências ficaram acordadas de serem solucionadas, obedecendo a uma sequência de prioridades organizacionais dadistribuidora.

1. Introdução

Esse projeto ressalta a importância das disciplinas estudadas e como aplicá-las na prática através de um acompanhamento presencial do grupo na rotina da empresa, o que proporcionou a comprovação das diferenças entre teoria e prática.
Para que este projeto fosse realizado, escolhemos a distribuidora Progresso, que atua na área de alimentos ehigiene sendo inaugurada no primeiro dia do mês de abril do ano de 2009, no bairro do Igapó, zona norte de Natal, empresa esta idealizada pelo empresário potiguar Jonilson de Medeiros Martins, filho do empresário João Militão Martins, também fundador do Atacado Progresso.
A Distribuidora Progresso embora ainda com dois anos de vida e possuindo seus 109 colaboradores, ainda caminha em sua fasede acomodação no mercado e busca seu merecido espaço, a jovem empresa vem se destacando entre os seus concorrentes e mostrando a seriedade de como é desenvolvido o seu trabalho, junto aos funcionários, fornecedores, clientes e à sociedade.
Portanto o objetivo principal desse trabalho é desenvolver no aluno o conhecimento das práticas organizacionais e os métodos de avaliação docomportamento organizacional vinculada a área de Recursos Humanos.

2. Desenvolvimento
2.1 Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho

As normas de HSMT apesar de ter extrema importância para o bom funcionamento da empresa, ainda passa por algumas restrições nas organizações. Mas podemos ainda presenciar comportamentos adequados em relação à prática aplicada dentro das mesmas.
ADistribuidora Progresso, a qual foi visitada pelos componentes do grupo, avaliou e comprovou o cumprimento de determinadas exigências que são cobradas pelas leis de proteção ao trabalho. Pode-se citar o uso adequado de EPI (Equipamento de Proteção Individual), que cabe as suas determinadas funções como: botas, luvas e máscaras. A empresa não possui nenhuma atividade de risco extremo, talvez porisso, não tem o hábito de expor o mapa de risco, mesmo contendo na organização. Mas tem a preocupação com alguns itens de segurança como: extintores em lugares corretos com sinalização, escada contra incêndio, elevador para portadores de necessidades especiais e a busca para sempre melhorar e preservar a segurança do funcionário e clientes.
A Distribuidora Progresso, não está em dia comas normas obrigatórias, pois a mesma possui PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional), mas não estão atualizados e a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), possui quatro representantes só que não são atuantes. Mesmo assim, a distribuidora realiza os exames: admissional, periódicos, realizados uma vez ao ano e...
tracking img