Intemprismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. DEFINIÇÃO DE INTEMPERISMO (METERIZAÇÃO)
Muito embora a crosta terrestre seja formada de rochas, nem sempre elas ocorrem sob a forma de grandes e contínuos afloramentos quilométricos, pois, elas sofrem um conjunto de processos operantes na superfície terrestre que ocasionam a decomposição dos minerais e das rochas graças à ação de agentes atmosféricos e biológicos, sofrendo constantementedesagregação e decomposição, seguidas de transporte dos fragmentos assim produzidos. Esses fragmentos, chamados sedimentos, são depositados em outros locais, onde, com a passar de muito tempo, poderão dar origem a novas rochas, do tipo sedimentar. O intemperismo e a erosão são as fases iniciais desse grande processo geológico.
O termo “intemperismo” vem da expressão “intempérie” e se refere àsalterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) a que estão sujeitas as rochas na superfície da terra. Ele é mais acentuado nas rochas que se formaram em profundidade, sob condições de temperatura e pressão elevadas e que se encontram em desequilíbrio na superfície terrestre. Há minerais que não são afetados pelo intemperismo, como o quartzo, no entanto a maioria se decompõe formandominerais novos estáveis em condições de superfície.
Assim o intemperismo é um processo importante porque é o início de um processo maior que continua com a erosão e a deposição do material por ele formado, com a posterior diagênese, que leva à formação das rochas sedimentares.
É a partir do intemperismo também que se forma o regolito, conjunto do material alterado, e, num estágio mais avançado, osolo, material superficial em avançado estado de alteração e lixiviação, associado à matéria orgânica, fundamental à prática agrícola e, portanto, à sobrevivência do ser humano.

2. FATORES QUE CONDICIONAM O INTEMPERISMO

A ação do intemperismo é controlada por diversos fatores, como:
* O Clima, que se expressa na variação sanzonal da temperatura e na distribuição das chuvas.
* ORelevo, devido à sua influência no regime de infiltração e drenagem das águas pluviais.
* A Fauna e a Flora, que proporcionam matéria orgânica para reações químicas e remobilizam materiais.
* A Rocha parental, que, de acordo com sua natureza, apresenta resistência diferenciada aos processos de alteração intempérica.
* O Tempo de exposição das rochas aos agentes intempéricos.

2.1. ClimaÉ o mais importante. É ele que determina a distribuição sazonal das chuvas, fundamentais porque é a água o principal agente transportador dos produtos do intemperismo, e as variações de temperatura, que contribuem para a fragmentação das rochas, através da alternância de períodos de dilatação com períodos de contração.
Quanto maior a disponibilidade de água e quanto mais freqüente for suarenovação, mais completas serão as reações químicas do intemperismo. Quanto à temperatura, para cada 10 ºC de elevação há um aumento de duas a três vezes na velocidade das reações química. Isso explica por que o intemperismo é mais intenso nos trópicos. 

2.2. Relevo
Determina a maior ou menor velocidade do fluxo da água das chuvas, com consequente menor ou maior infiltração no solo. Em encostas de altadeclividade, a água fica pouco tempo em contato com as rochas e assim não consegue promover adequadamente as reações químicas. Nas baixadas, a água fica, ao contrário, bastante tempo em contato, mas não se renova facilmente, de modo que fica saturada nos componentes solúveis e perdem sua capacidade de continuar atacando os minerais. Portanto, é nas encostas suaves que o intemperismo é maisintenso. 

2.3. Rocha-mãe 
Importante porque, dependendo de sua composição mineralógica, textura e estrutura, terá maior ou menor resistência à decomposição e à desagregação. Os primeiros minerais a cristalizar no resfriamento de um magma são os mais instáveis nas condições normais de pressão e temperatura e, assim, são os primeiros a se alterar. Por essa razão, o quartzo é dos mais resistentes...
tracking img