Inteligencia total na empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro inteligência total na empresa é composto por 23 capítulos, o primeiro capitulo aborda propostas e teses que valorizam as abordagens quantitativas e raciocínios concretos, econômicos e matemáticos na empresa, em detrimentos da inspiração, da emoção e das relações humanas. Nesse capítulo encontramos idéias de Howard Gardner, que defende a hipótese de dois cérebros e dois tipos deinteligência, e idéias do psicólogo Daniel Goleman que abre espaço para uma nova seqüência de dualidade, QI x QE (quociente intelectual versus quociente emocional).
Roberto Lira Miranda destaca que o cérebro humano tem dezenas de “centros de inteligência”, e propõe a classificação desses centros de inteligência em seis grandes pólos, que são: NO (pólo neocortical esquerdo, analítico/fatual) N(pós-cortical metafísico/espiritual) NE (neocortical direito, indutivo/conceitual) SE (pólo cortical direito, emotivo/relacional) S (pólo medular, corporal/visceral) SO (pólo cortical esquerdo, preventivo/organizacional), explicando melhor são seis pólos que se definem em razão, alma, intuição, emoção, corpo e precaução.
O autor do livro aborda esses seis grupos em várias empresas de grande porte e concluique todos os seus grupos são igualmente importantes para o sucesso no trabalho e na vida. Na empresa, as equipes precisam, mais do que somar, sinergizar as percepções, conhecimentos e experiências de seus membros.Mas deixado por si sós, elas tendem mais a dividir do que a somar.
O processo empreendedor que é o titulo do segundo capitulo, nos faz entender como devemos visualizar, analisar,planejar, se prevenir, implementar e sustentar um empreendimento, e liga todos os grupos citados no primeiro capitulo à realidade de nosso dia a dia, mostrando como podemos ter total qualidade e sucesso se soubermos usar e aproveitar nossos “centros de inteligência”.
Hoje tudo que existe dentro e ao redor das empresas são produtos e serviços agregados, então o serviço que prestamos a uma empresa nãodeixa de ser um produto, devemos sempre nos interessar pelo produto que oferecemos, pois, só assim faremos com que nosso produto seja o interesse dos outros.
A visão de negócios podem se comparar com uma viagem mental do conhecido para o desconhecido. A Visão Estratégica articula as decisões e as ações empresariais para atingir aos objetivos do negócio numa perspectiva realista. Executivoseficazes são aqueles que têm uma ampla visão conceitual (entendem a complexidade do mundo dos negócios) e aliam a isso a sua capacidade de pensar estrategicamente. Por isso, são percebidos como verdadeiros arquitetos da transformação organizacional na busca da competitividade dos negócios.

Um bom empreendedor além da razão, precaução, intuição, deve trabalhar com um processo criativo, e para issoexistem sete etapas que se seguidas auxiliam o profissional a ter sucesso de idéias que a partir daí poderá a passar para um processo decisório. Essas etapas são: suspensão do julgamento (insiste para que seja adiado o julgamento das idéias, somente se cria idéias), plena liberdade e fluxo de idéias, anotações, fertilização cruzada (combinação e melhoria de idéias), regime de tempo forçado (procuretrabalhar sob pressão), imposição de “cotas” e incubadora.
Uma empresa que funciona em sintonia e está sempre em ascensão no mercado, tem uma equipe que trabalha unida, por isso que o trabalho em equipe é um tema abordado sempre em qualquer empresa, é necessário deixar claro que o principal foco do trabalho em equipe não é o seu bom entrosamento e produtividade durante reuniões, mas sua profícuaassociação de esforços do trabalho do dia-a-dia.
É fundamental que a empresa eduque e motive seu pessoal e sistematize seus processos de comunicação e coordenação interpessoal e intergrupal para minimizar os problemas de entrosamento e maximizar a sinergia.
No dia-a-dia das empresas, a maior parte das atividades típicas de diagnostico, planejamento e organização de recursos ocorrem apenas...
tracking img