Inteligencia emocional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Inteligência Emocional

Segundo Pires, por muito tempo as pessoas foram avaliadas e selecionadas apenas pelo seu raciocínio lógico e habilidades matemáticas, mensurados através do QI – Quociente Intelectual. Porém, nos últimos anos várias pesquisas revelaram que o QI é - na melhor das hipóteses - responsável por apenas 20% do sucesso na vida pessoal e profissional. O restante depende deoutros fatores, como a origem social, a própria sorte e outras formas de inteligência ou habilidades, especialmente a “Inteligência Emocional”.
Segundo Cooper, Inteligência Emocional pode ser definida como “a capacidade de sentir, entender e aplicar eficazmente o poder e a perspicácia das emoções como uma fonte de energia, informação, conexão e influências humanas”. É considerada uma “energiaativadora”, que motiva as pessoas a buscarem seu propósito e potencial a ativa as aspirações e valores mais profundos – como confiabilidade, integridade, empatia, capacidade de recuperação e credibilidade.
Goleman define a inteligência emocional como uma aptidão maior, uma capacidade que afeta profundamente todas outras habilidades, tanto facilitando quanto interferindo com ela.
A inteligênciaemocional caracteriza a forma como as pessoas lidam com as próprias emoções e as emoções dos indivíduos ao seu redor. É a capacidade de adaptar-se a novas situações, de relacionar-se com os demais de forma positiva e assertiva, ter persistência e motivação na busca por seus objetivos. É a habilidade de sentir, entender e controlar as emoções próprias ou de outrem.
Goleman mapeia a Inteligência Emocionalem cinco áreas de habilidades:
1. Auto-Conhecimento Emocional: reconhecer um sentimento no momento em que ele ocorre.
2. Controle Emocional: habilidade de lidar com seus próprios sentimentos.
3. Auto-Motivação: direcionar as emoções na busca de um objetivo.
4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas.
5. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais.
As três primeiras acimareferem-se à Inteligência Intra-Pessoal. As duas últimas, à Inteligência Inter-Pessoal. Inteligência Inter-Pessoal é a habilidade de compreender as outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas. Já Inteligência Intra-Pessoal é um conjunto de habilidades voltadas para o interior do próprio indivíduo, é a capacidade de compreender os próprios sentimentos e saberutilizá-los de forma efetiva e construtiva.

1.1 Tipos de inteligência

Salvador e Capiglione afirmam que “testes como os de QI medem apenas algumas das funções cerebrais [...]. Há muito mais que isso. Emoções, domínios corporal e do espaço, dons para interagir com outras pessoas, entre outras.”
São diferentes formas de inteligência. Para Gardner, inteligência é a capacidade de resolverproblemas ou elaborar soluções inovadoras que atendam as expectativas de uma cultura ou comunidade. Gardner propõe ainda uma nova visão, onde existem sete tipos de inteligência. Todas as pessoas nascem com o potencial das várias inteligências. A partir de suas experiências, relações com o ambiente, meio cultural, alguns tipos são mais desenvolvidos e outros são menos aprimorados.
Os sete tipos deinteligência são:
- Inteligência Lingüística: habilidade para falar ou escrever bem e lidar criativamente com as palavras.
- Inteligência Lógica-Matemática: habilidade para pensar, calcular e manejar o raciocínio lógico.
- Inteligência Espacial e Visual: habilidade para pintar, desenhar, esculpir, fotografar com precisão e arte.
- inteligência Cinestésica-Corporal: habilidade para utilizar aspróprias mãos ou corpo de maneiras diferentes e hábeis.
- Inteligência Musical: habilidade para compor canções, cantar e tocar instrumentos.
- Inteligência Interpessoal: habilidade de se relacionar com os demais.
- Inteligência Intrapessoal: habilidade para acessar os próprios sentimentos.

1.2 Inteligência emocional no contexto organizacional

“No século XX a força impulsionadora da...
tracking img