Inteligencia emocional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Inteligência Emocional

Alguns afirmam que a tese sobre a Inteligência Emocional revoluciona o comportamento pessoal, social e profissional. Outros acreditam que não passa de mais um modismo, assim como foi a Reengenharia.O conceito de que QI não garante sucesso, não é hereditário e que o autocontrole sobre as emoções faz a diferença entre crescer ou estagnar na vida vem de encontro àsincertezas pelas quais passa o profissional.Afinal, o que é inteligência emocional? Sua importância na vida das pessoas e das empresas. Como desenvolvê-la de forma a maximizar todo o potencial latente ao ser humano.
Há meios para se desenvolver o QE dos funcionários: fotos e publicações motivam a desempenho gradativo promovendo qualificações. Treinar pessoal e improvisar nas áreas de atuaçãopossibilitam fortalecer as atitudes. Talvez o mais importante seja direcionar tais ações para os altos líderes das empresas desenvolverem seu QE. Promover altos níveis de qualidade por meio da inteligência emocional é mais do que necessário em dias de instabilidade e para formação de hierarquias horizontais e equipes de trabalho.
A inteligência emocional caracteriza a maneira como as pessoas lidamcom suas emoções e com as das pessoas ao seu redor. Isto implica autoconsciência, motivação, persistência, empatia e entendimento e características sociais como persuasão, cooperação, negociações e liderança.
Nossa performance na vida é determinada não apenas pelo QI, mas principalmente pela inteligência emocional. Na verdade, o intelecto não pode dar o melhor de si sem a inteligência emocional– ambos são parceiros integrais na vida mental. Quando esses parceiros interagem bem, a inteligência emocional aumenta – e também a capacidade intelectual. Isso derruba o mito de que devemos sobrepor a razão à emoção, mas ao contrário, devemos buscar um equilíbrio entre ambas (emoção e razão).
Para conseguir esse objetivo, primeiro, é necessário entender com exatidão o que significa usarinteligentemente a emoção. A formação acadêmica não oferece preparo para as tempestades ou oportunidades que a vida impõe. As escolas e a cultura concentram-se na capacidade acadêmica, ignorando o desenvolvimento da inteligência emocional. Isso explica o porquê de um indivíduo prosperar mais na vida, enquanto outro, de igual capacidade intelectual, não passa da estaca zero.
A inteligênciaemocional pode ser alcançada por meio de treino e esforço. As pessoas têm de identificar exatamente o que querem alcançar – sendo um melhor ouvinte ou controlando seu temperamento nervoso. Então deve se tornar diligente a ponto de identificar mais situações nas quais costuma cair em velhos hábitos e associá-las a uma reação produtiva. Ao realizar esse tipo de exercício analítico, a pessoa poderásubstituir os hábitos que deseja eliminar por outros que acabam se tornando automáticos.
Para performances profissionais, a competência da inteligência emocional deve ser utilizada desde o início da carreira. Muitos indícios atestam que as pessoas emocionalmente competentes – que conhecem e lidam bem com os próprios sentimentos e com o de outras pessoas – levam vantagem em qualquer campo da vida,assimilando as regras tácitas que governam o sucesso na política organizacional. As que não conseguem exercer controle sobre a vida emocional travam batalhas internas que sabotam sua capacidade de se concentrar no trabalho e pensar com clareza. Tarefas como escutar, cooperar, negociar e trabalhar positivamente são cruciais para alcançar sinergia.


|Pessoas com QI alto, mas baixo QE|Pessoas com alto QE, mas QI regular |
|Tendem a ser altamente efetivas em domínios racionais, mas em |Tendem a serem leais e confiáveis, com integridade e empatia, |
|suas próprias vidas ou na vida social são insensíveis, |persistentes, conscientes e queridas pelas pessoas. |
|arrogantes e inaptos em seus...
tracking img