Inteligencia artificial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Defina Inteligência Artificial. (Humberto)
Existem dois pontos de partida para definir a I.A. - sonho e tecnologia. Inteligência Artificial é hoje um domínio do conhecimento cada vez mais ‘na moda’. Dela fala-se, escreve-se, ouve-se falar, lê-se. Mas saberemos nós o que é na verdade esta ciência, o que estuda, que aplicações práticas tem? A verdade é que muitas vezes os nossos conhecimentossobre Inteligência Artificial (I.A.) não vão além do ‘isso tem qualquer coisa a ver com computadores, não é?’
A Inteligência Artificial é por um lado uma ciência, que procura estudar e compreender o fenômeno da inteligência, e por outro um ramo da engenharia, na medida em que procura construir instrumentos para apoiar a inteligência humana. A I.A. é inteligência como computação, tenta simular opensamento dos peritos e os nossos fenômenos cognitivos.
No entanto, a I.A. continua a ser a procura do modo como os seres humanos pensam, com o objetivo de modelar esse pensamento em processos computacionais, tentando assim construir um corpo de explicações algorítmicas dos processos mentais humanos. É isto o que distingue a I.A. dos outros campos de saber, ela coloca a ênfase na elaboração deteorias e modelos da Inteligência como programas de computador. Allen Newell em 1977, levantando a questão sobre o que é a Inteligência Artificial responde que "A I.A. é conhecimento - teoria, dados, avaliação - que descreve os meios para alcançar uma classe de fins desejados."
Os estudos em I.A. atualmente dividem-se em quatro ramos fundamentais. Distingamos assim uma área ligada ao estudo dasredes neuronais e ao conexionismo que se relaciona também com a capacidade dos computadores aprenderem e reconhecerem padrões. Um outro ramo ligado à biologia molecular na tentativa de construir vida artificial. Um terceiro relacionado com a robótica, ligada à biologia e procurando construir máquinas que alojem vida artificial. E finalmente o ramo clássico da I.A. que se liga desde o início àPsicologia, desde os anos ’70 à epistemologia e desde os anos ’80 à sociologia, e que tenta representar na máquina os mecanismos de raciocínio e de procura.
Mas onde está a I.A.? Certamente ‘dentro dos agentes que são capazes de representar as situações que enfrentam e de realizar ações possuindo processos para manipular essas representações’. Mas estará ela no algoritmo, ou pelo contrário na arquiteturade estados mentais?
A construção de máquinas inteligentes pressupõe a existência de estruturas simbólicas (representação), a capacidade de elas poderem raciocinar (procura) e a existência de conhecimentos (matéria prima). Assim o campo mais popular da I.A. é sem dúvida o da engenharia do conhecimento pois é aí que se concebem os sistemas periciais, que são capazes de representar conhecimentos ede raciocinar.
Uma outra questão que se levantou desde os primeiros anos de I.A. foi se os computadores seriam realmente capazes de aprender. Questão que, a par da questão da representação de conhecimentos, e da capacidade das máquinas serem inteligentes e capazes de raciocinar é um pilar da investigação em I.A.

2. Quais são os elementos que compõem a família IA? Descrever cada componente.(David)

Sistemas Especialistas: Sistemas especialistas (SE’s) são uma classe de software que atuam como colaboradores na tomada de decisão em áreas da ciência dominadas por especialistas humanos. Um sistema especialista condensa o conhecimento de um ou mais especialistas e utiliza este conhecimento armazenado para auxiliar na resolução de problemas do usuário. Os SE’s são Sistemas Baseados emConhecimento (SBC’s) que atuam em áreas e em tarefas bem definidas. Estruturalmente, todo SE é constituído de duas partes principais: a Base de Conhecimento (BC), que contém o conhecimento heurístico e fatual sobre o domínio de aplicação do SE, e a Máquina de Inferência (MI), que usa o conhecimento da BC para construir a linha de raciocínio que leva à solução do problema. O conhecimento obtido...
tracking img