Intelectual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTELECTUAL. |

  |

Ana Maria Mallman Costi
Isamir Machado de Carvalho
José Alberto Carneiro da C. Cadais
Luís Gonzaga da Silva Filho
Themis de Assis Brasil |

  |

1. INTRODUÇÃO |
Este trabalho é o resultado de um estudo de cunho acadêmico, desenvolvido durante a realização do curso de pós-graduação em Gestão Estratégica do Conhecimento e Inteligência Empresarial, promovidopela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em convênio com a Empresa do Ministério da Fazenda (SERPRO), e teve como objetivo central a proposição de um modelo de valoração de soluções em Tecnologia da Informação com base no conceito de Capital Intelectual.

A Gestão do Conhecimento como um segmento dos estudos acadêmicos tem proporcionado às organizações uma nova visão dos seusrecursos e alertado para a questão da eficiência empresarial a partir de seus “ativos intangíveis” , dos conceitos de conhecimento e Capital Intelectual, como bens econômicos e importantes para o estabelecimento de estratégias competitivas.

Em sintonia com esses pressupostos a equipe realizou o estudo, mantendo uma relação com as ações e realizações do SERPRO, pertinentes à Gestão do Conhecimento. Aescolha do tema “Valoração das soluções em Tecnologia da Informação com base no conceito de Capital Intelectual” foi motivada pela política corporativa de relacionamento com os clientes e comunicação externa. Essa política orienta para a criação da percepção do valor das soluções construídas pelo SERPRO, junto aos clientes, mercado e sociedade.

A aproximação com o SERPRO transformou o estudonuma proposta de modelo para a empresa de soluções em tecnologia da informação, justificada pelo fato de toda a equipe integrar o quadro funcional. Os debates, palestras, seminários e trabalhos em grupos, trataram de questões ligadas ao SERPRO, que é parte interessada na aplicação dos resultados dos estudos do curso.

A condição do SERPRO como patrocinador do curso facilitou os estudos e o acessoàs informações, principalmente, àquelas de caráter estratégico, relativas ao contexto da Gestão do Conhecimento e conceitos inerentes ao processo de desenvolvimento de soluções em Tecnologia da Informação do SERPRO, tal como, a experiência do caso SERPRO: entrega de documentos legais pela Internet, que permitiu a mensuração dos benefícios auferidos pelo cliente.

Contrapondo-se às facilidadesdecorrentes da programação e do nível profissional do corpo docente, o tema central é relativamente novo, pois os conceitos e pressupostos básicos ainda não se encontram consolidados, em decorrência da quantidade restrita de publicações e pesquisas sobre tais questões. 1. Composição e medidas do capital intelectual.

O Capital Intelectual de uma organização é composto por variáveis pertinentes aotipo de negócio e o respectivo setor da economia. A formulação de sua composição requer uma elaboração em etapas subsequentes. Na primeira etapa deve-se identificar as variáveis que caracterizam a organização e que contribuem para o cumprimento de suas metas e missão. Na segunda etapa, as variáveis devem ser selecionadas de modo a se obter um conjunto finito e priorizado. A terceira etapa éfundamental, pois exige uma análise crítica desta seleção de variáveis quanto a viabilidade de mensuração. Esta análise inclui a avaliação das fontes de informação. Na quarta e última etapa deve-se proceder a medição das variáveis que compõem o Capital Intelectual . Esta mensuração do Capital Intelectual pode ser útil para a gestão de uma organização que trata o conhecimento como principal recurso de seunegócio.

A partir da análise conceitual sobre Capital Intelectual foram selecionados os conceitos de medição formulados por STEWART (1998), SVEIBY (1997) e EDVINSSON & MALONE (1999). Estes autores apresentam conceitos práticos sobre Capital Intelectual e ativos intangíveis. STEWART aborda o gerenciamento de empresas a partir de sua experiência com empresas como a General Eletric,...
tracking img