Integralidade da pessoa humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Integridade da Pessoa Humana

A pessoa ou ser humano é o único sujeito com direitos e deveres, envolvendo dimensões material e espiritual. É-lhe conferida a conotaçãode homem como ser possuidor de inteligência, memória e vontade.
O corpo é o conjunto do eu corporal com a lama, dizia Descartes. Através de uma realidade vivida queconstrói ao longo do tempo, é que se forma a identificação pessoal desse corpo, ou seja, é a dimensão natural do eu. Assim o ser humano é mortal e mesmo depois da morte o corporepresenta a relação com o mundo e que viveu. Para Merleau –Ponty, “O homem está no mundo, é no mundo que ele se conhece”.
Boécio define a pessoa como indivíduo concreto,ser único e individual. O corpo precisa de cuidados e atenção também na dimensão espiritual. O sofrimento é inevitável e está associado a sentimento de perda ou separação dealgo e por mais que seja objetivado no corpo que se tem, afeta sempre o corpo que se é.
Quando falamos de doenças, esta afeta sim todo o papel familiar de quem está ao seuredor, já o sofrimento é pessoal, confronto da pessoa consigo mesmo.
A espiritualidade ilumina e motiva a luta pela vida, muitas vezes dando-lhe a aceitação do sofrimentoe/ou doença, conseguindo assim achar o próprio sentido da vida.
O profissional da saúde está a serviço da vida, sendo com um olhar acolhedor, seja para tratamento docorpo material enfim deve-se estar aberta de coração, ajudando a viver o corpo que é despertando e desenvolvendo suas potencialidades.
Todos que estão ao redor do doente devesaber o quão fragilizada a pessoa está e de alguma forma se solidarizar com isso e ajudar de alguma maneira, independentemente se a pessoa for crente ou não da fé.
tracking img