Intagibainfoco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS – FACE
CURSO DE GESTÃO EMPRESARIAL – ITAGIBÁ
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
PROFESSOR: VALTER CEZAR
CARLOS EDUARDO SANTOS SILVA

Titulo: CompreendendoSenso Comum e Ciência

Resumo:
Este trabalho revisa alguns aspectos da constituição do conhecimento, como, por exemplo, a definição de ciência, processo metodológico, concepção de prática e suarelação com o mito, a fim de estabelecer uma ligação entre a origem científica, o metafísico e as manifestações cotidianas, modificando-se e distinguindo-se apenas em suas múltiplas interpretações.Palavras-chave: ciência, metodologia, concepção de prática, senso comum

“A ciência nada mais é que o senso comum refinado e disciplinado”. G. Myrdal

Palavras Seminais
Ciência vem da palavra latinascientia, que significa conhecimento. Logo a Ciência é o saber, ou um sistema de compreensão, por meio da razão ou da experiência (método científico).

A sapiência, a arte, tem um papel fundamental nomundo cada vez mais globalizado. As grandes empresas, em especial as “grandes multinacionais”, têm o seu próprio laboratório, para desenvolver as suas pesquisas, abrindo um universo de possibilidadescom a finalidade de descobrir novos conhecimentos, tendo um domínio científico, literário, artístico etc.

Vale salientar, sobre conhecimento, a importância do exame minucioso laboratorial dapesquisa, para se produzir ciência, ressaltando, o uso da intuição(pensar), do empirismo(colocar em prática), e da sistematização. Porém, fazer pesquisa científica não é tarefa das mais fáceis, dependemuito do esforço, interesse, sobretudo, prática de quem se quer fazer ciência, sendo um aprendiz atuante no processo de entendimento do cotidiano científico, para levá-lo a realizar investigaçãosistematizada e no final do experimento um documento escrito, sendo, portanto, imprescindível a sua aplicação na comunidade local, e depois partilhada as outras localidades.

O processo pelo qual vamos...
tracking img