Instrumentos financeiros derivativos: hedge (hedge accounting)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 1

1. INSTRUMENTOS FINANCEIROS E DERIVATIVOS 2
1.1 Definição de Instrumentos Financeiros 3
1.2 Definição de derivativo 4
2. O HEDGE 5
2.1 As Operações de Hedge e o Hedge Accounting 6
2.2 Decisões de hedge e escolha dos instrumentos 4
2.3 As operações de cobertura de riscos 5
2.4 Limites da cobertura de riscos 6
2.5 Gestão de riscosfinanceiros e operações de Hedge 4
2.6 Contabilidade de hedge ("Hedge Accounting" 5

CONCLUSÃO 6
REFERENCIAS 4










INTRODUÇÃO

A procura de garantias contra a forte volatilidade das taxas de câmbio e de juros está na procedência da criação e da enorme expansão de mercados de derivativos financeiros muito distintos e amplos. Esta volatilidade inseriu intensas mudanças nodesempenho dos agentes econômicos ao tornar imperativa a formação de expectativas sobre a evolução de curto prazo das principais variáveis financeiras para a condução normal das atividades econômicas.
As operações de hedge adquirem um significado macroeconômico com a expansão dos mercados de derivativos financeiros. A especificação do conceito dessas operações de cobertura de riscos introduzmodificações na existência dos mercados de derivativos que permitiu aos agentes que cobrissem seus riscos financeiros ao transferi-los para outros.
Diante do cumprimento, numa escala expressiva do ponto de vista macroeconômico, das operações de cobertura de riscos (hedge) é necessário que haja mercados nos quais se negociem, para entrega e liquidação futura, os mesmos ativos que nos mercados à vista.Antes da criação dos mercados de derivativos financeiros, era provável efetuar operações de hedge, empregando-se os contratos a termo junto às instituições bancárias. Mas, sua importância era restringida pela pequena variedade de ativos cobertos por esses contratos, quase exclusivamente de taxas de câmbio.
Portanto, ampliação dos mercados de derivativos financeiros acende a probabilidade deconcretização de operações de cobertura de riscos sobre a mais variada gama de ativos para a maior parte dos agentes, reduzindo o impacto das incertezas geradas pela volatilidade dos principais indicadores financeiros.






1. INSTRUMENTOS FINANCEIROS E DERIVATIVOS

1.1 Definição de Instrumentos Financeiros.

Instrumento financeiro é qualquer contrato que origine um ativo financeiro parauma entidade e um passivo financeiro ou título patrimonial para outra entidade. Um ativo financeiro é todo ativo que seja, por exemplo: caixa, um instrumento patrimonial de outra entidade, um direito contratual de receber caixa ou um direito contratual de liquidar um instrumento financeiro com outra entidade sob condições potencialmente adequadas para a entidade. Um passivo financeiro é qualquerpassivo que seja, por exemplo: uma obrigação contratual de entregar caixa ou uma obrigação de liquidar um instrumento financeiro com outra entidade sob condições que são potencialmente desfavoráveis para a entidade. Um Instrumento patrimonial é qualquer contrato que evidencie uma participação nos ativos de uma entidade após a dedução de todos os seus passivos.
Carvalho (1996) define osinstrumentos financeiros como “soluções criativas” no Mercado e os contextualizou como uma busca de correção da instabilidade desses mercados. Nesse cenário, o autor destaca-se que as operações de hedge tinham o objetivo de serem novas alternativas, em busca por fontes de financiamento, como por exemplo: uma tentativa de proteção ou redução de riscos pelos tomadores ou doadores de recursos; uma tentativa dereguladores do mercado em intervir para a redução dos riscos sistêmicos das economias; e em decorrência de uma busca de meios de se livrar de crescentes exigências dos reguladores de mercado, que na procura de gerir a redução dos riscos, taxavam o custo do capital e/ou os custos de transações.

Definições das quatro categorias de instrumentos financeiros. Um instrumento financeiro pode ser...
tracking img