Instituo ethos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO MARISTA - PATOS DE MINAS
2º ANO DO ENSINO MÉDIO - 2012
Professor (a): ROGÉRIO MANOEL FERREIRA
GABARITO
2ª Recuperação Autônoma – Roteiro de Estudo de SOCIOLOGIA
_______________________________________________________________________________

Questão 01 – Quanto ao conceito de sociedade, é INCORRETO afirmar que:

a) Para Émile Durkheim, a sociedade não é somente a soma ou ajustaposição de consciências, de ações e de sentimentos particulares ou individuais.
b) Segundo Max Weber, há distinção entre os conceitos de sociedade e comunidade, sendo que esta última é uma formação especial no interior da primeira.
c) O conceito durkheimiano de sociedade está fortemente ancorado nos conceitos de escolha racional e ação individual.
d) De acordo com Karl Marx,a sociedade moderna é o lugar do antagonismo de classe e engendra em si mesma as condições p ara a sua própria superação.

Questão 02 - Sobre o significado de consciência coletiva na teoria durkheimiana, marque a alternativa correta.

a) Representa um conjunto de regras e valores sociais que se coloca acima das consciências individuais, estabelecendo uma coesão social fundada nasdiferenças entre os membros da sociedade.
b) Representa o conjunto de crenças, hábitos e sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade, agindo sobre as consciências individuais e estabelecendo um padrão de comportamento.
c) Está intimamente relacionada à sociedade de grande divisão social do trabalho, sendo predominante no tipo de solidariedade orgânica, uma vez que estabelece umalto grau de conformidade e semelhanças a esse tipo de organização social.
d) Define um tipo de coesão social, particularmente aquele no qual se estabelece uma rede de funções interdependentes, ao mesmo tempo em que os indivíduos são diferentes uns dos outros.

Questão 03 - Acerca da metáfora da edificação (estrutura e superestruturas), formulada por Karl Marx para sintetizar sua concepçãomaterialista de história, marque a alternativa correta.

a) O Estado capitalista corresponde a uma superestrutura que engloba o direito burguês e boa parte do sistema político.
b) A totalidade das dimensões da vida social, o tempo todo, é determinada pelas relações econômicas.
c) As relações sociais de produção constituem uma esfera superestrutural, pois nascem das normas jurídicas einstituições políticas.
d) As ideologias produzem a vida e, por isto, pode-se entender , por exemplo, a sociedade escravista a partir das filosofias de Platão e Aristóteles.

Questão 04 - Sobre os tipos de ação social em Max Weber, marque a alternativa correta.

a) Os conceitos de ação burocrática, tradicional e carismática pensados por Weber são construções históricas, que acontecemsucessivamente em determinadas realidades histórico-culturais.
b) Weber define as ações sociais burocrática, tradicional e carismática a partir de uma construção típico-ideal que é estabelecida apenas no plano conceitual.
c) Os tipos de ação burocrática, tradicional e carismática pensadas por Weber constituem uma construção intelectual pautada na história e visam explicar uma dada realidadehistórica.
d) A ação racional implica uma adequação entre meios e fins, a ação tradicional funda-se no costume ou em um hábito já arraigado, uma vez que a ação carismática ou afetiva se estabelece, fundamentalmente, em uma crença através dos tempos.

Questão 05 – No Projeto Atualidades, realizado no Colégio Marista de Patos de Minas entre os dias 27 a 30 de agosto de 2012, um grupo apresentoua questão da Obesidade, relacionada com a Sociologia. Entre as alternativas abaixo, marque a que não apresenta a relação existente entre o tema do trabalho e a questão sociológica atual:

a) A obesidade pode ser provocada por fatores econômicos, haja vista a interferência da propaganda no processo de venda de alimentos;
b) A obesidade é determinada também por fatores políticos, pois...
tracking img