Instalacoes eletricas de maquinas motriz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Quando vamos executar uma instalação elétrica qualquer, necessitamos de vários dados como: localização dos elementos, percursos de uma instalação, condutores, distribuição da carga,proteções, etc...
Para que possamos representar estes dados, somos obrigados a utilizar a planta baixa do prédio em questão. Nesta planta
baixa, devemos representar, de acordo com a norma geral dedesenhos NB-8 da ABNT, o seguinte:

1 - a localização dos pontos de consumo de energia elétrica, seus comandos e indicações dos circuitos a que estão ligados;
2 - a localização dos quadros e centros de distribuição;
3 - o trajeto dos condutores e sua projeção mecânica (inclusive dimensões dos condutos e caixas);
4 - um diagrama unifilar discriminando os circuitos, seção dos condutores,dispositivos de manobra e proteção;
5 - as características do material a empregar, suficientes para indicar a adequabilidade de seu emprego tanto nos casos comuns, como em condições especiais.

Cuidados especiais
Todos que trabalham em instalações elétricas, seja na montagem, na operação ou na manutenção, deverão ser permanentemente informados e atualizados sobre as normas e prescrições desegurança que regem o serviço, e aconselhados a seguí-las. Cabe ao responsável certificar-se antes do início do trabalho, de que tudo foi devidamente observado, e alertar seu pessoal para os perigos inerentes à tarefa proposta. Motores deste tipo quando impropriamente utilizados, incorretamente utilizados ou se receberem manutenção deficiente ou ainda se receberem intervenção de pessoas não qualificadas,podem vir a causar sérios danos pessoais e/ou materiais. Em função disto, recomenda-se que estes serviços sejam efetuados por pessoal qualificado. Entende-se por pessoal qualificado pessoas que, em função de seu treinamento, experiência, nível de instrução, conhecimentos de normas relevantes, especificações, normas de segurança e prevenção de acidentes e conhecimento das condições de operação,tenham sido autorizadas pelos responsáveis pela realização dos trabalhos necessários e que possam reconhecer e evitar possíveis perigos. Equipamentos para combate a incêndios e avisos sobre primeiros socorros não devem faltar no local de trabalho, devendo estar sempre em lugares bem visíveis e acessíveis.


Dispositivos de Proteção

Todos os circuitos deverão ser protegidos, a fim de garantir aintegridade física das pessoas das instalações e equipamentos. Para isso, existem diversos dispositivos e equipamentos que podem ser utilizados, tais como fusíveis, disjuntores, supressores de surto, filtros de linha, estabilizadores e no-break.

Fusíveis
Fusível de vidro

Fusíveis são dispositivos conectados aocircuito elétrico que tem como função principal a proteção do circuito contra as sobrecargas da corrente elétrica, evitando possíveis danos ao sistema elétrico, tais como a queima do circuito, explosões e eletrocutamento. Os disjuntores possuem a mesma função, porém sua utilização difere da dos fusíveis. Os fusíveis são mais utilizados em circuitos domésticos e indústria leve. Já os disjuntores sãomais aplicados na indústria pesada.


Disjuntor


Em circuito elétrico sempre será gerado calor, por causa das resistências que nele estão inseridas. Às vezes esse calor pode ser aproveitado, como é o caso dos fusíveis.

O funcionamento de um fusível é baseado no princípio segundo o qual a corrente quepassa por um condutor gera calor que é proporcional ao quadrado da intensidade da corrente. Quando a corrente atinge um determinado valor máximo, o condutor se aquece, porém não dissipa esse calor rapidamente, fazendo com que um componente derreta e abra o circuito, impedindo que a corrente passe.

Muitos dos fusíveis conhecidos se encontram internamente no circuito, porém existe um denominado...
tracking img