Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
|unesp [pic] |DEPARTAMENTO DE ENERGIA |
| |LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA GERAL |

ENSAIO DE BOMBAS HIDRÁULICAS

1. OBJETIVOS:

1. Objetivo geral

Conhecer o comportamento dasbombas através de sua curvas características.

2. Objetivo específico

Montar as curvas características de uma bomba centrifuga.

2. INTRODUÇÃO TEÓRICA

2.1. Máquinas de fluxo

São aquelas em que um fluido proporciona ou absorve a energia trocada pela máquina. As máquinas de fluxo podem ser classificadas como indicado na seguinte figura:

[pic]

Figura 1. Classificação das máquinas defluxo.

2.2. Máquinas térmicas

São aquelas em que a massa especifica do fluido varia apreciavelmente durante seu fluxo pelo interior da mesma. Exemplo: turbina a gás, turbina a vapor, compressor e outros.

2.3. Máquinas Hidráulicas

São aquelas em que é desprezível a variação da massa especifica do fluido durante seu fluxo pelo interior da mesma. Exemplo: ventiladores, bombas hidráulicas,turbinas hidráulicas, roda hidráulica, bombas alternativas, etc. As máquinas Hidráulicas podem se classificadas em: Turbomáquinas e Máquinas Volumétricas.
2.3.1. Turbomáquinas hidráulicas

São máquinas nas quais o movimento do fluido é executado por forças que se desenvolvem na massa fluida em conseqüência da rotação de uma peça interna (ou conjunto de peças) dotados de pás chamado rotor. Asturbomáquinas podem ser classificadas em:

Motrizes: nelas o fluido cede trabalho às paredes sólidas. Exemplo: turbina hidráulica, roda hidráulica.

Operatrizes: nelas as paredes sólidas cedem trabalho ao fluido. Exemplo: bombas, ventiladores.

2.3.2. Volumétricas ou de deslocamento positivo

Nestas máquinas a transferência de energia é feita por variações de volume que ocorrem enquanto ofluido esta confinado completamente numa câmara ou passagem. As máquinas volumétricas podem ser classificadas em:

Motrizes: O fluido cede trabalho às paredes solidas. Exemplo: motor hidráulico.

Operatrizes: nestas máquinas as paredes sólidas cedem trabalho ao fluido. Exemplo: bombas de rolos, de palhetas, de engrenagens e outras.

2.4. Bombas

São máquinas hidráulicas operatrizes quefornecem energia ao liquido com a finalidade de transportá-lo de um ponto a outro. Normalmente recebem energia mecânica e a transformam em energia cinética e de pressão ou em ambos.

2.4.1. Classificação

Como as máquinas hidráulicas, as bombas também podem ser classificadas em dois grandes grupos:

Turbobombas: nestas o fluido é impulsionado pelas pás móveis de um rotor. Segundo a direção dofluxo elas podem ser: centrifugas, axiais e mistas.

[pic]
Figura 2. Turbobomba

Bombas volumétricas ou de deslocamento positivo: o fluido é impulsado pela diminuição do volume numa câmara ou passagem. As Bombas de deslocamento positivo podem ser subi classificadas em: em alternativas (de embolo) e rotativas, chamadas de rotoestáticas.
[pic]

Figura 3. Bombas volumétricas

2.4.2. Grandezascaracterísticas da bomba

A determinação do ponto de trabalho, isto é, vazão, carga, potência consumida e rendimento de uma bomba operando em um sistema, é função das características da bomba e do sistema. Assim torna-se necessário aprofundar nosso conhecimentos sobre as características da bomba e do sistema. Para as seguintes definições usaremos a Fig. 4.
[pic]

Figura 4.Sistemas de bombeio

- Altura útil de elevação (H)

É a energia por unidade de peso que o líquido adquire em sua passagem pela bomba. Seu valor é calculado aplicando-se a equação de conservação de energia entre a entrada e saída da bomba.

[pic] (1)

H : Altura útil de elevação [m]
P1 : Pressão na entrada da bomba [Pa]
P2 : Pressão na saída da bomba [Pa]
V1 : Velocidade na...
tracking img