Inside jobs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Inside Jobs é um documentário de 2010 acerca da crise financeira global 2007-2012 dirigida por Charles H. Ferguson. O filme é descrito por Ferguson como sendo sobre "a corrupção sistêmica dos EstadosUnidos pela indústria de serviços financeiros e as consequências da corrupção sistêmica."
Neste filme, Ferguson explora como as mudanças no ambiente político e as práticas bancárias ajudaram a criara crise financeira, que gira em torno da desregulamentação.
Como um dos fatores que levaram à crise, o filme apresenta o excesso de linha de crédito cedido pelas instituições financeiras, o quecausou um alto grau de endividamento em todo o sistema financeiro.
Muito embora o endividamento fosse crescente, as instituições financeiras continuaram a conceder a linha de crédito a clientespotencialmente incapazes de cobrir o valor do empréstimo realizado, já que inexistia um órgão regulamentador que pudesse impedir níveis muito altos de alavancagem financeira.
Diante dos riscos de taisoperações, os bancos desenvolveram uma estratégia de securitização desses créditos, criando títulos negociáveis cujo lastro eram esses créditos "podres". A compra e venda destes títulos em enormes quantidades,provocou o alastramento da crise para o resto do sistema financeiro mundial.
Não obstante a delicada situação descrita, as Agências Internacionais de classificação de risco emitiam certificações dealto nível para esses títulos que passaram então, a serem disputados em todo o mundo, servindo como garantia para a tomada de novos empréstimos bilionários.
Acrescido a isso, tem-se ainda adesregulamentação do mercado imobiliário financeiro norte americano, que já apresentava “sinais” de problemas há algumas décadas.
Todo esse histórico, levou, finalmente, ao auge da crise financeira, no ano de2008, seguida de uma cascata de falências e quebras de instituições financeiras, levando à estatização de gigantes do mercado de empréstimos pessoas e hipotecas e à maior queda do índice Dow...
tracking img