Inseticida naturl uma alternativa a favor do meio ambiente. contribuições e desafios para uma agricultura sustentável

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GEOGRAFIA

Pecuária
preende
Definição: Com a criação de gado (bovino, suíno e eqüino e etc.), aves, coelhos e abelhas.


A criação de gado bovino é a mais difundida mundialmente devido à utilidade que apresenta ao homem – força de trabalho, meio de transporte e principalmente fornecimento de carne, leite e couro. O gado bovino compreende três espécies principais: O boicomum (bos taurus), o zebu ou boi indiano (bos indians) e o búfalo (bubalus bubalis).


Finalidades: Atende a duas finalidades básicas: a pecuária de corte e a pecuária leiteira.
A pecuária de corte é a criação destinada ao abate para o fornecimento de carne, as principais raças encontradas no Brasil são: Angus, Hereford, Shorthorn , Devon e etc.(inglesas) Nelore, Gir, Guzerá(indianas) e indu – brasileiras, Red polled, Normanda, Santa Gertudes e etc. (mistas)
A pecuária leiteira é a criação destinada à produção de leite e derivados. As melhores raças surgiram também na Europa daí espalhando-se para o mundo. As principais são: Holandesa, Flamenga e Jersei.


Histórico
Introduzido no Brasil por volta de 1530 em São Vicente (S.P.), e logo após noNordeste (Recife e Salvador), o gado bovino espalhou-se com o tempo para as diversas regiões do país da seguinte maneira:
- de São Vicente, o gado atingiu o interior paulista (região da França) e daí dirigiu-se para as regiões Sul e Centro – Oeste.
- do litoral nordestino, o gado se espalhou pelo Vale do São Francisco, Sertão Nordestino, região Norte (P.A.) e M.G.
A partir do séc.XIX as raças indianas (zebu) foram introduzidas na região Sudeste, principalmente em M.G. , onde adaptaram-se bem e expandiram-se. Seu cruzamento com raças nacionais de qualidade inferior, originou um gado mestiço indubrasil.
No final do séc. XIX iniciou-se a importação de raças européias selecionadas, principalmente para o Sul do país, região que permitiu boa aclimatização e grandeexpansão.


Importância da Pecuária no Brasil
No decorrer de sua expansão geográfica, a pecuária desempenhou importante papel no processo de povoamento do território brasileiro, sobre tudo nas regiões Nordeste (sertão) e Centro – Oeste, mas também no sul do país (Campanha Gaúcha).


O Rebanho Bovino
O gado bovino representa a principal criação do país, e apresenta comocaracterísticas:


- O rebanho brasileiro é na maior parte de baixa qualidade, e portanto de baixo valor econômico;
- A relação bovino/habitante no Brasil é muito baixa quando comparado à países Argentina, Austrália e Uruguai.
- A idade média do gado para abate no Brasil é de 4 anos, muito elevada em relação a países como Argentina, E.U.A e Inglaterra (cerca de 2 anos)
-O peso médio também é muito baixo ainda, 230 a 240 quilos, contra mais de 600 quilos na Argentina, E.U.A e Inglaterra.
Como conseqüência dos fatores idade e peso, ocorre que a taxa de desfrute (percentual do rebanho abatido anualmente) no Brasil é muito baixa, cerca de 15% a 20% contra 30% da média mundial e 40% dos E.U.A
A pecuária brasileira é caracterizada pelo baixo valoreconômico e pelo mau aproveitamento do potencial do rebanho, resultantes principalmente de deficiências tecnológicas tais como:
- Zootécnicas: falta de aprimoramento racial;
- Alimentos: deficiência das pastagens (a maior parte é natural) e de rações complementares;
- Sanitário: elevada incidência de doenças infecto-contagiosas e precária inspeção sanitária.


Principaisáreas de Criação
Região Sudeste( Possui o 2º maior rebanho bovino do país distribuídos em M.G., S.P., R.J. e E.S.
Nesta região predomina a raça zebu (Nelore, Gir, Guzerá), aparecendo raças européias e mistas, destinadas tanto ao corte como a produção de leite. As principais áreas de gado de corte são:
- SP: Alta Sorocabana (Presidente Prudente) e Alta Nordeste (Araçatuba);...
tracking img