Inqueiro policial

3332 palavras 14 páginas
Inquérito Policial e as diligências probatórias na atividade policial

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo demonstrar de forma sucinta os procedimentos a cerca do Inquérito Policial e as diligências probatórias na atividade policial, pois é apartir destes que os elementos de convicção são buscados no procedimento policial. Ressaltasse que os elementos de convicção produzidos no inquérito policial têm valor probatório relativo, pois, a validade das informações coletadas depende da compatibilidade com as provas colhidas na fase judicial e a materialização do indicios e vestígios nas diligências probatórias.
Palavras-chave: Inquérito policial – Diligência – Procedimentos - Investigações.

ABSTRACT
This article is to demonstrate objective briefly about the procedures of the police inquiry and the probative diligence in policing, it is from these that the elements of conviction are sought in police procedure. However, the elements of conviction produced in the police investigation have probative value because the relative validity of information collected depends on compatibility with the evidence collected during judicial and materialization of indicia and traces the probative diligence.
Keywords: Police investigation. Diligencie – Procedures - Investigations.

1. Introdução

O inquérito policial é visto como procedimento dispensável, de natureza inquisitiva, meramente preparatória da ação penal e mantida no atual Código de Processo Penal, no título II, do livro I, no seu art. 4º do Código de Processo Penal (CPP). E por vez, buscando se adequar aos princípios estabelecidos pela nova ordem constitucional, transformou-se em instrumento de promoção de justiça criminal, por intermédio da busca da verdade real das circunstâncias e da autoria dos delitos, realizado pela Polícia Civil, tendo como destinatário o Poder Judiciário. Não obstante, as diligências investigatórias probatórias, realizadas para elucidar o crime, não têm como finalidade o

Relacionados