Inportancia da logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Logística
Fundamentos e a Importância da Logística

1

Técnicas e Filosofias para a Vantagem Competitiva
(TQM) -Total Quality Management

Diagrama PDCA de Deming
O americano Dr. W. Edwards Deming – guru do gerenciamento de qualidade, estudou as causas de falhas e ineficiência e desenvolveu estratégias com intuito de evitá-las no futuro.

O Plan-Do-Check-Act é a descrição como asmudanças devem ser efetuadas numa organização de qualidade. Inclui os passos de planejamento e da implementação de uma modificação, mas também o de verificar se as alterações produziram a melhoria desejada, de forma a ajustar, corrigir ou efetuar uma melhoria adicional com base nesse passo de verificação.

Planejar

Executar

Analisar

Verificar

2

PGR
Práticas de Gestão e Resultados.Como produzir boas práticas de gestão : Diagrama da Gestão - ciclo PDCL

P = Plan = Planejamento; D = Do = fazer; C = Check = Verificar; L = Learning = Aprender.

Organização que aprende learning organization – utiliza as experiências como o feedback para a aquisição de novos conhecimentos.

Fonte: C.E – PNQ 2010
3

Práticas de Gestão e Resultados.
Como produzir boas práticas de gestão: ciclo PDCL

Tendo cumprido todo o planejamento, compare seus resultados com os de seus colegas, ou então procure identificar outras formas de estudar. Ao fazer isso, na verdade você está comparando sua prática com outras práticas similares, visando à melhoria de seu processo de aprendizado e redefinindo sua prática de gestão. Conclusão: está praticando o L de learning (aprendizado), ou seja,além de estar realizando um ciclo PDCA, também está executando um ciclo PDCL. Benchmarking: identificação de melhores práticas estejam elas onde estiverem, busca pela melhoria contínua; procedimento fundamental para manter competitividade no longo prazo.
4

Práticas de Gestão e Resultados. Um pouco da história da indústria
Primórdios da humanidade até 1700 – Um século terminava de uma formamuita parecida como tinha iniciado. 1776 – Adam Smith publica “A riqueza das Nações” – Fabrica de alfinetes. 1850-1950 – 2ª Revolução Industrial  Máquina a Vapor, Ferro; Aço; Eletricidade; Química; Transportes Marítimos; Ferroviários; Teares Automáticos, Telefones; Medicamentos, Relações Industriais.  Geração de produtos, serviços e conhecimentos de forma exponencial.

5

Fundamentos
Aevolução do conhecimento em todas suas formas, conteúdos e expressões, e, como não poderia deixar de ser, têm que produzir resultados relevantes para as partes interessadas. Esse modelo de critérios de avaliação, concebido pelos americanos em 1987, espalhou-se pelo mundo, dando origem a vários prêmios nacionais. Na década de 1980, a União Europeia solicitou à International Organization forStandardization – IOS que elaborasse uma norma sobre qualidade, a qual seria adotada pelos países membros da Comunidade Europeia. Resultado: em 1987 foi lançada a série ISO 9000. Ex-primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland presidiu a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU, em dezembro de 1983, a fim de formular uma agenda para a humanidade enfrentar os principaisproblemas ambientais do planeta e assegurar o progresso humano sem comprometer os recursos para as futuras gerações. O resultado do trabalho da comissão foi o chamado Relatório Brundtland, publicado em 1987, que conceituou e pôs em circulação a expressão “desenvolvimento sustentável” significando o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das geraçõesfuturas de satisfazerem as suas próprias necessidades (Almeida, 2007).
6

Fundamentos
Em 1992, foi realizada no Rio de Janeiro a II Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a EC0-92, que contou com a presença da maioria dos chefes de Estado para tratar das questões ambientais mundiais. Desse encontro resultaram vários documentos, entre eles a Agenda 21. As normas...
tracking img