Trabalho de logistica - outsourcing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE LOGISTICA - outsourcing


Resumo: Empresa de grande porte com fluxos de serviços e cargos muito altos estão cada vez mais sendo obrigadas a procurar meios de redução de custos para se materem competitivas no mercado e concentrar-se no que se faz melhor que os rivais, e entregar algumas atividades secundarias ou atividades que a empresa não tenha domínio do processo aespecialistas essa é a ideia-chave do outsourcing, um conceito cada vez mais popular entre as empresas, dando foco na atividade fim da empresa.
Originalmente o outsourcing se confundiu com a simples subcontratação, circunscrevendo-se a atividades de baixo valor acrescentado e afastado do negócio vital de cada empresa como os serviços limpeza, segurança, correio expresso, abastecimento de linhas deprodução, recebimento, etc onde está é uma prática que visa à redução de custo e o aumento da qualidade.
Apesar das várias vantagens, a terceirização deve ser praticada com cautela, uma má gestão de pode implicar para as empresas um descontrole e desconhecimento de sua mão-de-obra, a contratação involuntária de pessoas inadequadas, perdas financeiras em ações trabalhistas movidas pelosempregados terceirizados, dentre outros problemas.
O aumento da competitividade dos mercados forçou as empresas a passarem a concentrar os seus melhores recursos no seu negócio vital, criando oportunidades de outsourcing de atividades, funções ou processos que não seriam sequer imagináveis como, transporte, armazenamento, frotas, funções financeiras, sistemas informáticos, etc.
Por outrolado, há cada vez mais especialistas no mercado dispostos a resolver qualquer problema, a qualquer lugar e hora e o princípio básico é que não se terceirize a sua atividade-fim.
Sendo assim, uma organização que desconhece a si mesma, em um processo de terceirização, corre sério risco de perder sua identidade e principalmente o seu diferencial competitivo.
Este alargamento da ofertae da procura alterou qualitativamente o conceito, dado que já não se está a tratar de atividades remotas ao negócio vital. Hoje, o conceito de outsourcing significa, em muitos casos, a celebração de uma verdadeira parceria estratégica entre o contratado e o contratante, assente em contratos de longo prazo que, em regra, dura de entre cinco e dez anos.
Esta nova base contratual mais sólida éuma das razões que justificam a esperança que o outsourcing seja um dos maiores negócios do futuro.

1. INTRODUÇÃO


Outsourcing nada mais é do que delegar serviços a terceiros o que normamente se faz em razões de uma oportunidade de reduzir custos, e a empresa focar diretamente na compentencia do seu negocio e contunuar a suprir necessidades de recursos internos, com trabalhosrealizados mais eficiência e realizado por especialistas muitas vezes com uma redução consideravem e sem necessidade de investimento em infra estrutura.
Está prática, permite a empresa abrir mão da execução de um processo e transferi-lo para um terceiro, com os quais se estabelece uma relação de parceria.
As dificuldades para se realizar o outsourcing, estão concentradas no conflito deinteresses inerente a qualquer acordo de outsourcing, onde o cliente busca um serviço de qualidade e baixo custo e o fornecedor visa o lucro.
Outra difuculdade é a terceirização sem referências, ou seja, organizações recorrem ao outsourcing para redução rápida de custos em vez de buscar oportunidade de gerenciamento melhores ou melhorias no processo e/ou atividades que não agregram valor aocliente.
A relação de outsoucing vai exigir tempo para que clientes e fornecedores colham os benefícios dessa parceria observados de contrato de longos prazos.
O preço deste contrato pode variar de acordo com a necessidade do cliente. Há contratos de valor unitário para cada serviço, preço fixo, preços variável contatrados pelo serviço pretado nos caso de dependência de demanda, preço...
tracking img