Inox

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

DCEENG-DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIA.
ENGENHARIA MECÂNICA.

ENGENHARIA MECÂNICA



MARIANO DIETTERLE SCHULZ




MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA I
INOX










IJUÍ – RIO GRANDE DO SUL
Dezembro / 2012





MARIANO DIETTERLE SCHULZ






MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA I
INOX




TRABALHOREFERENTE A PESQUISA PROPOSTA EM SALA DE AULA, COM O OBJETIVO DE APRESENTAR O MATERIAL COM SUAS CARACTERISTICAS E PRINCIPAIS UTILIZAÇÕES.



PROFESSOR: Gil Guimarães
DISCIPLINA: Materiais de construção mecânica i


IJUÍ – RIO GRANDE DO SUL
Dezembro / 2012
SUMÁRIO
1 Introdução5

2 Aço Inox 6

3 Aço Inox AISI 316 8
3.2 Aplicações do Aço Inox AISI 316 (Corrosão)9
3.3 Aplicações do Aço Inox AISI 316 (Resistência Mecânica) 10

4 Aço Inox AISI 304 11
4.2 Caracteristicas do Aço Inox AISI 304 12
4.3 Aplicações do Aço InoxAISI 304 12

5 Sugestões de perguntas para a prova 14

6 Bibliografia 15
1. INTRODUÇÃO

Asaulas na universidade nos ensinam muitos conceitos, teorias e maneiras de como um engenheiro mecânico pode ter uma formação ampla, esses termos são de extrema importância e necessários para o nosso desenvolvimento e também a formação profissional e intelectual.

Mas isso não é suficiente para um completo entendimento do ser engenheiro, também é preciso conhecer a prática da profissão. Apesquisa realizada nos possibilita ter um bom entendimento dos materiais de construção nos quais o engenheiro está amplamente ligado.

A seguir conceituaremos o material inox, suas respectivas propriedades e aplicações de um projeto de engenharia, também mostraremos seus aspectos, e quais os tipos de inox adequados para obtenção de um produto de alta qualidade e durabilidade.
2. AÇOINOX
O aço inoxidável é uma liga de ferro e crômo, podendo conter também níquel, molibdênio e outros elementos, que apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica. As principais famílias de aços inoxidáveis, classificados segundo a sua microestrutura, são: ferríticos, austeníticos, martensíticos,endurecíveis por precipitação e Duplex.

Estes elementos de liga, em particular o crômo, conferem uma excelente resistência à corrosão quando comparados com os aços carbono. Eles são, na realidade, aços oxidáveis. Isto é, o crômo presente na liga oxida-se em contato com o oxigênio do ar, formando uma película, muito fina e estável, de óxido de crômo - Cr2O3 - que se forma na superfície exposta ao meio.Ela é denominada camada passiva e tem como função proteger a superfície do aço contra processos corrosivos. Para isto é necessária uma quantidade mínima de crômo de cerca de 11% em massa. Esta película é aderente e impermeável, isolando o metal abaixo dela do meio agressivo.

A expressão aço inoxidável, como é usualmente conhecido, nos dá uma ideia de um material que não se destrói mesmo quando...
tracking img