Inicio da filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Leia com atenção o juízo abaixo:

“A proposição de Tales de que a água é o absoluto ou, como diziam os antigos, o princípio, é filosófica; com ela, a Filosofia começa, porque através dela chegaà consciência de que o um é a essência, o verdadeiro, o único que é em si e para si. Começa aqui um distanciar-se daquilo que é em nossa percepção sensível; um afastar-se deste ente imediato – umrecuar diante dele. Os gregos consideraram o sol, as montanhas, os rios etc. como forças autônomas, honrando-os como deuses, elevados pela fantasia a seres ativos, móveis, conscientes, dotados de vontade.Isto gera em nós a representação da pura criação pela fantasia – animação infinita e universal, figuração, sem unidade simples. Com esta proposição está aquietada a imaginação selvagem, infinitamentecolorida, de Homero; este dissociar-se de uma infinidade de princípios, toda esta representação de que um objeto singular é algo que verdadeiramente subsiste para si, que é uma força para si, autônomae acima das outras, é sobressumida e assim está posto que só há um universal, o universal ser em si e para si, a intuição simples e sem fantasia, o pensamento de que apenas um é. Este universal está,ao mesmo tempo, em relação com o singular, com a aparição, com a existência do mundo.”. (HEGEL, 1978, p. 9).

Fonte: HEGEL, G. W. F. Preleções sobre a história da filosofia, 1971, p. 203 apud OsPré-socráticos: fragmentos, doxografias e comentários. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

Com base no juízo de Hegel sobre Tales, responda à seguinte pergunta, fundamentando seu ponto de vista demodo argumentativo:

Por que a Filosofia começa com Tales?
(Peso: 4 pontos)
Na Grécia antiga, os gregos só se preocupavam com o inicio e o final das coisas, inclusive a humanidade,não sepreocupavam de onde surgiam e nem como se acabavam,exaltavam deuses, que eram responsáveis por essas coisas, criando e as fazendo desaparecer, com Tales veio aquilo que para nós parece simples, perguntas...
tracking img