Ingles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO BRASIL





Sandra Kezen







                  O ensino de língua estrangeira no Brasil sempre foi discriminatório. Nosso sistema de ensino fundamental e médio, tanto público como particular, tem mostrado uma incapacidade de proporcionar um bom ensino de língua estrangeira. Por isso, tantos recorrem aos cursos de idiomas. Acreditamos que oensino de língua estrangeira possa ser democratizante, mas isto exige uma redefinição de valores e comportamentos. O papel do professor e da educação, mesmo na era da informática,  continua sendo importante. O acesso ao conhecimento torna-se, cada vez mais, uma das maiores exigências no campo da cidadania. No Brasil, esta necessidade aumenta, devido aos longos períodos de elitização educacional,exclusão e desigualdade social. Precisamos, conscientes de nosso papel, reverter esta tendência, com iniciativas que visem a extensão do acesso de outras camadas da população ao conhecimento de uma língua estrangeira, como uma estratégia de democratização do poder. Por isso é tão importante que professores de língua estrangeira levem a sério esta gigantesca tarefa que é levar o aluno à superação depreconceitos para levá-lo à inclusão social que nada mais é do que seu direito como cidadão deste país e do mundo.

DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À LÍNGUA ESTRANGEIRA

            O conhecimento em língua estrangeira é hoje considerado um direito, um requisito para o exercício de uma cidadania plena, não apenas para os alunos em fase escolar, mas para a maioria da população. Entretanto, para que seviabilize como um instrumento eficaz nesta época em que se encurtam as distâncias físicas mas, em muitos casos, se aprofundam as distâncias sociais, é preciso pensar na construção de alternativas concretas que representem, na prática, iniciativas de democratização em todos os níveis, e, relevantemente, no campo do acesso ao conhecimento.
             A democratização do acesso à línguaestrangeira  está intrinsecamente ligada ao tema da diversidade cultural que vem adquirindo crescente importância na atualidade. São notórios os conflitos étnicos em nível mundial e a criação de práticas racistas oriundas de preconceitos, estereótipos, intolerância cultural e incapacidade de compreender a dinâmica diferenciada das diversas culturas dos povos. Os conflitos mundiais têm recuperado o tema dadiversidade cultural como uma prática prioritária inclusive em nível de práticas globais.  Neste sentido, o ensino de língua estrangeira deve apontar para uma perspectiva plurilíngue, que considere as especificidades dos grupos com os quais atua.






A SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES

  A superação da desigualdade de oportunidades de acesso ao conhecimento é um aspecto relevante quandofalamos de uma realidade tão excludente quanto à brasileira. A ampliação do universo cultural é um direito de cidadania e pode ser a justificativa da importância do ensino de línguas estrangeiras na escola pública, composta em sua maioria de indivíduos oriundos de classes populares, excluídos do acesso às riquezas produzidas pela sociedade e marginalizados em termos sociais e culturais.                 O domínio de língua estrangeira auxilia o educando  em seu processo de auto-afirmação, recuperação ou afirmação da auto-estima, à superação do sentimento de impotência que tão freqüentemente acomete os indivíduos das classes mais populares nos processos educativos na realidade brasileira.  
 
IDENTIDADE LINGÜÍSTICA 

                 Não é somente o universo populacional que deve ser alargado,mas também o campo das ofertas em língua estrangeira, garantindo inclusão da diversidade cultural. A noção da diversidade cultural torna-se negativa quando existe uma relação política, econômica e cultural com o país de origem da língua, que pressupõe  superioridade estrangeira e uma conseqüente geração de complexo de inferioridade nacional. O ensino da língua  estrangeira  com  uma ...
tracking img