Infraero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Rede de Terminais de Logística de Carga |

A Infraero, inserida no contexto global como um dos componentes do sistema de transporte de cargas, passa a atender o aeroporto como um sistema, um corredor de passagem, por onde transitam não só passageiros, mas também, cargas.|
Além de administrar 66 Aeroportos, 69 Grupamentos de Navegação Aérea e 51 Unidades Técnicas de Aeronavegação, a Infraeropossui em sua estrutura uma Rede de 34 Terminais de Logística de Carga – Rede Teca, espalhados por todo território nacional. Neles são prestados os serviços de armazenagem e capatazia (movimentação) da carga importada, a ser exportada, nacional (movimentada dentro do País) e expressa (courier), sendo que, dos 34 Tecas da Rede, 30 operam com importação; 25, com exportação; 17 com Carga Nacional; e 4com Courier.
Como importante elo da cadeia logística, a Infraero exerce o papel de Fiel Depositária da Receita Federal, zelando pela custódia das cargas até o ato de sua entrega ao importador ou companhia aérea, no caso das exportações.
Agilidade e Tecnologia

Para controle das cargas, a Infraero Cargo utiliza o Sistema TecaPlus, desenvolvido para gerenciar o curso da logística da carga dentrodos Terminais. Os volumes armazenados nesse sistema recebem uma etiqueta adesiva contendo código de barras onde constam suas principais informações. Essa ferramenta tem como objetivo a automação e a atualização do endereçamento das cargas, tornando o processo de movimentação e localização muito mais ágil.
Os profissionais, munidos dos leitores óticos, "varrem" as cargas de um determinado setor,e "descarregam" essas informações no Sistema TecaPlus onde, então, a localização física das cargas é mapeada. Este sistema reduz o tempo de espera para recebimento da carga e elimina a possibilidade de perda de mercadorias dentro dos terminais.
Segurança

Para garantir total segurança à carga, os Tecas são providos de sistemas de controle de acesso das pessoas e veículos. Os Terminais sãoequipados com Circuito Fechado de TV – CFTV, com monitoramento 24 horas por dia, vigilância armada, raios-X e pórticos detectores de metais.
Investimentos

Atentos ao crescimento da economia do País e seus impactos nas exportações e importações, a Infraero mantém um extenso e contínuo Plano de Investimentos em toda sua rede de Terminais de Logística de Carga, de forma que, para o período 2011-2015,a Empresa investirá R$ 708,6 milhões a serem utilizados na construção de novos Terminais Modulares Estruturados, na aquisição de novos equipamentos, reforma, ampliação, adequação e modernização de seus complexos logísticos.


Navegação Aérea |

Navegar significa conduzir uma embarcação ou aeronave em segurança, entre pontos determinados. É um processo complexo de orientação que permite viajaratravés de longos percursos com o objetivo de alcançar um local específico em segurança. Navegação aérea é a maneira de conduzir de um veículo voador – balão, avião, dirigível ou outro artefato próprio para voar – com habilidade e segurança através do espaço com a observação de pontos significativos que sirvam como referência.No Brasil, a atuação da navegação área cobre uma extensa área recortadapor aproximadamente, 77000 milhas náuticas (142.604 km) de aerovias inferiores são verdadeiras “avenidas invisíveis” situadas até a altitude de 24500 pés inclusive (7468 metros) e 30000 milhas náuticas (55.560 km) de aerovias superiores (situadas a partir da altitude de 24500 pés) apoiados por uma rede de equipamentos e auxílios às operações de voo em rota, pousos e decolagens do qual a Infraerofaz parte por meio da Superintendência de Navegação Aérea.Os procedimentos de navegação aérea da Infraero têm a função de proporcionar maior segurança aos voos, através de serviços de gerenciamento de tráfego aéreo, telecomunicações e meteorologia. A segurança no voo começa com a observação e análise das condições do tempo. O serviço de meteorologia da Infraero fornece informações para as...
tracking img