Infra-estrutura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INFRA ESTRUTURA

Os problemas de infra-estrutura portuária comprometem a dinâmica dos trabalhos nos portos brasileiros e o crescimento do turismo no Brasil.
A situação é tão grave que o terminal de embarques conta apenas com cinco aparelhos de raios-X para fiscalizar as bagagens dos passageiros. Estando sete navios atracados, aproximadamente 22 mil malas são escaneadas por esses poucosequipamentos
Precisa haver essa parceria entre a iniciativa privada e o Poder Público, para que possamos ter, realmente, instalações compatíveis, oferecer conforto e dignidade às pessoas que se deslocam tanto interna quanto externamente e, assim, as coisas possam acontecer no Brasil. A nossa preocupação não é apenas com a Copa do Mundo, pois a Copa do Mundo dura um mês; depois, vai embora, e o que fica?As coisas têm de ficar, para continuarem acontecendo. Na medida em que o Brasil cresce aumentam especulações sobre seu futuro e sobre os problemas que ainda tem de ser solucionados, uma vez que é intenção clara do país ser a 5ª maior economia do globo em poucas décadas. Muito trabalho precisa ser feito. Estádios de futebol, rede hoteleira, aeroportos e vias públicas são os motes mais alarmantes,porém, o Porto de Santos, um dos principais do Brasil, enfrenta entraves de longa data, tanto que Geraldo Vantine, consultor de logística, engenheiro e presidente da Vantine Logistic, avalia apagão logístico local não exatamente neste ano, mas na última meia década.

O Transporte
Desde a época colonial, o transporte tem sido sempre um desafio para o Brasil, devido à dimensão e à topografia deseu território. Nos últimos trinta anos, têm-se obtido algumas vitórias sobre esse desafio com adoção de um enfoque sistemático para planificar e implementar um sistema nacional de transporte terrestre e marítimo integrado, que abrange as ferrovias e as rotas fluviais.

Conexões ferroviárias

A malha ferroviária brasileira é pequena e obsoleta. Os serviços de passageiros praticamenteacabaram, e os de carga subsistem em sua maioria para o transporte de minérios. As únicas linhas de passageiros que aindam preservam serviços diários de longa distância com relativo conforto são as ligações São Luís (MA) - Parauapebas (PA) e Belo Horizonte-Vitória. Entretanto, ainda existem algumas ferrovias de interesse exclusivamente turístico em funcionamento, tais como Curitiba-Paranaguá.A maioria das vias férreas da região encontra-se muito longe do alcance de condições ótimas. São necessárias melhorias para que possam operar equipamentos e cargas modernas, e algumas precisam ser reconstruídas. O acréscimo de novas composições ao sistema ferroviário demandará também modernização da administração e das operações. Mesmo com a modernização, o sistema ferroviário só seráabsolutamente efetivo quando alcançar a plenitude. Nesse sentido, as "conexões faltantes" do sistema ferroviário podem ser exemplificadas como se segue:
Uma conexão norte-sul de 360 km, ao longo da margem ocidental do rio Paraguai, desde Assunção, no Paraguai, até Resistencia, na Argentina, na confluência do rio Paraná, que poderá completar-se com a construção de uma ponte cruzando esse rio na altura deAssunção. Não obstante o rio Paraguai funcionar como artéria de transporte para essa região, a finalização da via férrea fará com que o transporte seja mais eficiente, ao eliminar a necessidade de traslado da carga dos trens para os lanchões e vice-versa.

O transporte maritimo

No Brasil, o extenso litoral e as enormes vias fluviais, na maioria das terras interiores, oferecem umgrande potencial para o aproveitamento econômico do transporte marítimo, que desloca mais de 350 milhões de toneladas por ano. Todavia, este modo de transporte não tem sido suficientemente explorado devido aos altos investimentos iniciais exigidos e, especialmente, a sua baixa velocidade. Apesar de ter apresentado crescimento nas últimas três décadas, as potencialidades de longo prazo da marinha...
tracking img