Infra estrutura

Páginas: 17 (4173 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2013
1 INTRODUÇÃO

Saneamento é a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando a saúde das comunidades.
Trata-se de serviços que podem ser prestados por empresas públicas ou, em regime de concessão, por empresasprivadas, sendo esses serviços considerados essenciais, tendo em vista a necessidade imperiosa desse por parte da população, além da importância para a saúde de toda a sociedade e para o meio ambiente. A falta de saneamento básico aliada a fatores sócio-econômicos e cultural são determinantes para o surgimento de infecções por enteroparasitoses, tendo as crianças o grupo que apresenta maiorsusceptibilidade às doenças infecto-contagiosas. Nos países mais pobres ou em regiões mais carentes as doenças decorrentes da falta de saneamento (viróticas, bacterianas e outras parasitoses) tendem a ocorrer de forma endêmica e no Brasil figuram entre os principais problemas de saúde pública e ambiental.












2 CARACTERIZAÇÃO DOS SISTEMAS

O sistema de abastecimentod’água é o serviço público constituído de um conjunto de sistemas hidráulicos e instalações responsáveis pelo suprimento de água para atendimento das necessidades da população de uma comunidade. È composto por seis partes, desde a captação no manancial até a distribuição aos edifícios.
A rede de distribuição compõe-se de um conjunto de condutos colocados nas vias públicas, junto aos edifícios, com afunção de distribuir a água aos prédios e locais de consumo públicos. Esse sistema opera sobre pressão e a velocidade de circulação do fluido é maior que nos outros sistemas, o que determina na rede de distribuição tubulações de menor diâmetro, geralmente com 40 mm.


Figura 2.1 - Exemplo de tubo para distribuição de água



Figura 2.2 – Obra de ampliação da tubulação para abastecimento de águaEm condições normais, 80% do volume de água que chega pela rede de abastecimento devem ser evacuados. As águas residuárias não reaproveitavam, conjuntamente com as de escoamento superficial e de possíveis drenagens subterrâneas, formarão as vazões de esgotamento ou simplesmente esgotos. Sendo grande o numero esgoto gerado por dia, não é possível contar com o simples efeito da infiltração do solourbano, mesmo porque, se a infiltração ocorrer, poluirá o subsolo da cidade, podendo chegar até o lençol freático.
O sistema de esgoto se assemelha ao de abastecimento água, funcionando em sentido contrario a ele, das residências as estações de tratamento, pela força da gravidade e declividade considerável. Considerando o surgimento de gases, a possibilidade de entupimento e a velocidade deescoamento pela gravidade, a tubulação possui diâmetro maior que o de água, entre 100 mm e 150 mm.


Figura 2.3 – Exemplo de tudo para coleta de esgoto


Figura 2.4 – Obra de ampliação do sistema de esgoto


Já o diâmetro recomendado para as galerias pluviais é de 400 mm. No entanto, é comum, principalmente em projetos de baixo custo, o emprego do diâmetro de 300 mm em trechos iniciais e emcondutos de ligação. 
As dimensões das galerias são sempre crescentes para jusante (para onde estão indo as águas), não sendo permitida a redução da seção no trecho seguinte mesmo que, por um acréscimo da declividade natural do terreno, o diâmetro até então indicado passe a funcionar superdimensionado. 


Figura 2.5 – Galeria de Drenagem Pluvial




Figura 2.6 – Comparação entre osdiâmetros da tubulação

Essas tubulações de encontram abaixo do leito carroçável do sistema viário, com distancia significativa entre eles para que não haja problemas de contaminação.

3 SISTEMAS DE DRENAGEM

Os sistemas de drenagem são classificados de acordo com suas dimensões, em sistemas de microdrenagem, também denominados de sistemas iniciais de drenagem, e de macrodrenagem . 
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Infra-estrutura
  • Infra estrutura
  • Infra estrutura
  • Infra estrutura
  • infra estrutura
  • Infra Estrutura
  • infra estrutura
  • Infra-estrutura de redes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!