Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Técnica Ordem da Fênix

Informática
















Praia Grande, fevereiro, 2013.
Nome: Vanessa Santos Brito
Curso: Técnico de Logística
Período: Manhã

Temas

Definição da Informática
A História da Informática
A evolução da Informática
A aplicação da Informática
Qual a contribuição da Informática para sua vida?Informática
Definição
1-Uma ciência que se propõe aperfeiçoar, regularmente e desenvolver o conhecimento e aproveitamento do computador e das técnicas de tratamento da informação. 
2- É a ciência do tratamento automático da informação através do computador. Esta informação quando é armazenada é designada por dado.
3- Chama-se genericamente informática ao conjunto das Ciências da Informação,estando incluídas neste grupo: a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas


Habitualmente usa-se o termo informática para referir especificamente o processo de tratamento automático da informação por meio demáquinas eletrônicas definidas como computadores.

A História da Informática
Visto que a informática é uma das áreas que mais importância ganhou na sociedade moderna, no nosso dia a dia, é relevante ser traçado o seu percurso histórico, visto que é relevante muitas vezes até mesmo para trabalhos realizados por estudantes, ao longo do seu percurso académico. As Tecnologias de Informação eComunicação (TIC) são a base de qualquer empresa/negócio ou até mesmo do saber base social de cada um de nós, enquanto membros ativos da sociedade.

O primeiro computador, o ENIAC (Eletronic Numeric Integrator And Calculator) anunciado a 1946, era uma máquina gigantesca que ocupava um espaço tremendo de 62 metros quadrados, pesando cerca de 27 toneladas, constituído por motores e válvulas, sendoutilizado para realizar os cálculos matemáticos a serem utilizados no funcionamento da bomba de hidrogénio.
Dez anos depois surge no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o primeiro computador que utilizava agora, transístores como ferramenta na manipulação da informação computada.
Cronologia da Informática


Em 1963 é patenteado o rato e no ano seguinte, um pesquisador norte-americanoprojetou e criou a primeira rede de computadores interligada por fios.

Cinco anos depois a IBM desenvolveu o Ramac 305, utilizando discos de memória de 5 megabits.

Em 1975 foi desenvolvida a linguagem Basic, a primeira linguagem para microcomputadores. Ainda no mesmo ano, Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft. No ano seguinte, Steve Wozniak e Steve Jobs criam a Apple ComputeCompany.Em 1981 a IBM lançou o PC 5150. A partir dai estava lançada a “guerra” entre as empresas e foi sempre uma disputa a ver quem fazia melhores descobertas em nível de informática Em 1985 a Microsoft lançou o Windows e o Word 1.0.

Em 1989 Tim Berners-Lee criou a World Wide Web que originou a Internet. Em 1991 é lançado o sistema operacional Linux.
Foi a redução de tamanho e o aumento navelocidade e capacidade de processamento, a maior prova da evolução extremamente rápida das capacidades tecnológicas e científicas da Humanidade, uma vez que este “salto“, desde o ENIAC ao primeiro PC, deu-se apenas, em 30 anos.

O Windows 95, foi visto quase como que o primeiro sistema operativo que era intuitivo e de fácil utilização, pelo grande público. Até então, o computador não era algo quefosse propriamente para o orçamento e/ou entendimento das massas. Este tipo de sistema operativo veio a preencher a lacuna entre o consumidor em geral e o mundo das novas tecnologias, contribuindo para que o PC (Personal Computer) se tornasse apenas mais um eletrodoméstico, cada vez mais.
A evolução da Informática
A informática foi o maior avanço tecnológico já feito pelo homem, e vem se...
tracking img