Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rousseau e a propriedade privada


Todos os problemas que temos pela falta de igualdade social, a superioridade entre os homens e o uso da força e dopoder. Todas essas são consequências da criação da propriedade privada. No livro “Segundo Discurso”, Rousseau acredita que o homem a principio era natural :livre, bom e suas ações não estavam ligadas a leis, a moral e a sociedade.
Esse homem natural dito por Rousseau, ele foi corrompido por causa da criação dapropriedade privada, onde esses homens agora estariam com suas mentes voltadas para a sociedade onde os seus limites estavam impostos para uma propriedade. Essehomem passou a ser regido por regras morais urbanas e por uma sociedade que visava o acumulo de riquezas e de posses.
A desnaturalização do homem trouxeconsequências graves, o que antes o homem valorizava a terra como uma forma de sobrevivência e de plantio. Mas o homem começou a ver a propriedade como forma depoder, superioridade e até de domínio sobre os outros homens ao invés de um meio para se sustentar, passando a ser um objeto de consumo próprio afim de haveracumulo de riquezas e de posse, trazendo consigo a nomenclatura de patrão e escravo.
O trabalho deixou de ser um modo de honrar a pessoa e a dignificar, epassou a ter o único significado que é o de acumular riquezas. Rousseau diz que, desde o primeiro momento em que um proprietário, cercou sua terra e disse “essaterra é minha” se as outras pessoas não à tivessem escutado e não tivessem feito o mesmo a propriedade privada não estaria do jeito que a vemos hoje em dia.
tracking img