Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 364 (90849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO ON-LINE – INFORMÁTICA – PROFESSOR JOÃO ANTONIO

AULA 0: INTRODUÇÃO
PARTE 1 Olá pessoal, finalmente eu quebrei a resistência de montar um curso on-line e estou aqui! Uma das coisas que eu apresento no início das minhas aulas “presenciais”, como diz o Vicente, é uma série de conceitos necessários à compreensão do que é realmente importante para os concursos. O que é um computador? É umequipamento eletrônico que processa informações. Mas, o que é processar informações? É, no mínimo, calcular! Portanto, o computador é, no mais cru conceito, uma calculadora. Como funciona o computador? Em poucas palavras, o computador: 1) Recebe dados de entrada; 2) Processa esses dados que entraram; 3) Armazena esses mesmos dados; 4) Devolve dados de saída para o usuário. Por onde os dados entram?Pelos equipamentos conhecidos como Equipamentos de Entrada, ou Dispositivos, ou ainda, Periféricos de Entrada. Todos os equipamentos que permitem a inserção de dados no computador são listados neste rol, como o Teclado, o Mouse, o Scanner, o Microfone entre outros. Onde os dados são processados? Dentro de um componente conhecido como CPU (Unidade Central de Processamento), também conhecida comoMicroprocessador (se bem que eu não os concebo como sinônimos, mas isso é outra história). A propósito, a CPU não é aquele caixote metálico que fica em cima da mesa do computador, aquilo lá é o Gabinete.

Este é o processador (ou CPU).

www.pontodosconcursos.com.br

1

CURSO ON-LINE – INFORMÁTICA – PROFESSOR JOÃO ANTONIO

Esse é o Gabinete. Daqui a pouco falarei mais sobre a CPU! Onde osdados são armazenados? Em componentes eletrônicos conhecidos como memórias. Então, memória é simplesmente o local onde os dados são armazenados. Em um computador existem vários tipos de memórias: algumas que servem para guardar dados por alguns segundos, outras que armazenam dados para a posteridade (dias e até anos!). Conheceremos mais adiante os tipos de memórias e suas características. Por ondeos dados saem? Pelos equipamentos conhecidos como equipamentos de Saída de dados, ou periféricos de saída. O Monitor, a Impressora são exemplos destes equipamentos. Quem coordena tudo isso? Um computador não funciona “sozinho”. É necessário que ele (o computador) seja “adestrado” para fazer as coisas que faz, e esse “adestramento” é feito por programas. O que são Programas? São roteiros, escritospor programadores (gente de carne e osso), que apresentam seqüências de instruções que o computador deve seguir para realizar determinadas tarefas. Windows, Word, Excel são exemplos de programas. Por mais complexos que sejam os programas, como o Word, por exemplo, eles são formados por várias instruções (pequenas “ordens” que o computador deverá obedecer). Como as informações (Dados e Instruções)são guardadas no computador? Todas as informações que um computador manipula são guardadas na forma de sinais elétricos discretos (pulsos elétricos) que podem assumir dois valores, basicamente. Como os sinais elétricos assumem, primariamente, dois valores (desligado e ligado), nós dizemos que esses valores são representados como 0 (zero) e 1 (um). Cada pulso elétrico em um computador (seja 0 ou 1)é chamado de bit (dígito binário) e normalmente é reunido em conjuntos de 8 para significar algo (8 bits formam um byte – termo binário). Então, temos que: 1 é um bit, 0 é um bit, 10010011 é um byte.

www.pontodosconcursos.com.br

2

CURSO ON-LINE – INFORMÁTICA – PROFESSOR JOÃO ANTONIO
Os bits e bytes são usados para medir as informações que passam e são armazenadas em um computador.Todas as memórias têm suas capacidades medidas em bytes, as transferências de dados são medidas em bytes por segundo ou bits por segundo, etc. Em suma, você vai ouvir falar muito em bits e bytes, mas principalmente em bytes, que medem a quantidade das informações presentes em um micro. Um bit não serve para armazenar nada compreensível, mas um byte é a medida suficiente para armazenar um caractere...
tracking img