Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GRUPO:
 ANDRIUS PRADO

 GILNEY L.DOS SANTOS
 JURACY ANTONIO  LUCAS DE JESUS
Filósofo em Meditação, óleo de Rembrandt.

 WILSON BARBOSA

 Surgiu nos séculos VII-VI a.C. nas cidades gregas situadas

na Ásia menor. Começa por ser uma interpretação dessacralizada dos mitos cosmogônicos difundidos pelas religiões do tempo. Não apenas de mitos gregos, mas dos mitos de todas asreligiões que influenciavam a Ásia menor.  Modernamente é a disciplina, ou a área de estudos, que envolve a investigação, a argumentação, a análise, discussão, formação e reflexão das idéias sobre o mundo, o homem e o ser. Originou-se da inquietude gerada pela curiosidade em compreender e questionar os valores e as interpretações aceitas sobre a realidade dadas pelo senso comum e pela tradição.

 


 



Nascimento: 27 de agosto de 1770, em Esturgada (Stuttgart) – Alemanha; Morte: 14 de novembro de 1831, em Berlim – Alemanha; Escola/tradição: Idealismo, hegelianismo(fundador); Principais interesses: epistemologia, lógica, filosofia da história, política, religião, consciência; Idéias notáveis: Dialética, idealismo absoluto; Filósofo da Totalidade, do saber absoluto, do fim dahistória, da dedução de toda realidade a partir do conceito, da identidade que não concebe espaço para o contigente, para a diferença; Filósofo do estado prussiano, que hipostasiou o Estado;



Influências: Platão, Aristóteles, Descartes, Spinoza, Leibniz, Kant, Fichte, Schelling, Goethe, Hölderlin, Schiller, Vico, Rousseau, Montesquieu;



Influenciados: Karl Marx, Antonio Labriola,Benedetto Croce, Vladimir Lênin, Antonio Gramsci, Georg Lukács, Henri Lefebvre, Guy Debord, Theodor W. Adorno, Herbert Marcuse, Slavoj Zizek, Max Horkheimer, Friedrich Nietzsche, Ludwig Feuerbach, Max Stirner, Bruno Bauer, Maurice Merleau-Ponty, Jean-Paul Sartre, Karl Mannheim, Domenico Losurdo, Jürgen Habermas, Karl Korsch, Ernst Bloch.

 Hegel viveu numa das épocas mais transformadoras domundo. A Independência

dos Estados Unidos, a Revolução Francesa e a Revolução Industrial construíram o cenário sobre o qual sua vida se passou. Sua filosofia baseada na dialética permitiu a ele guinadas radicais em seus pensamentos políticos. Quando jovem viu com satisfação a Revolução Francesa e seus desdobramentos como prova de que o andamento da história operava de acordo com o método dialéticoque preconizou. Na velhice, elogiou o arquiconservador estado prussiano.
 Hegel estudou no seminário de Tubinga com o poeta Friedrich Hölderlin e o filósofo

Schelling. Os três estiveram atentos ao desenvolvimento da Revolução Francesa e colaboraram em uma crítica das filosofias idealistas de Immanuel Kant e de seu seguidor, Fichte.
 Depois de ter se tornado tutor em Berna e em Frankfurt,Hegel começou a lecionar

na Universidade de Jena, onde permaneceu de 1801 a 1806. Após a vitória de Napoleão, Hegel abandonou Jena e se tornou reitor da escola de latim em Nuremberg. Em 1816 ocupou uma cátedra na Universidade de Heidelberg. Sucedeu Fichte como professor de filosofia na Universidade de Berlim em 1818, posto que ocupou até sua morte.



Suas obras possuem a fama de seremdifíceis, devido à amplitude dos temas que pretendem abordar. Sua filosofia é realmente difícil, afinal, Hegel era crítico as filosofias claras e distintas. Para ele o negativo era constitutivo da ontologia. Sendo assim, a clareza não seria adequada para conceituar o objeto. A primeira e a mais importante das obras maiores de Hegel é sua Fenomenologia do Espírito. Em vida, Hegel ainda viu publicada aEnciclopédia das Ciências Filosóficas, a Ciência da Lógica, e os Elementos da Filosofia do Direito. Várias outras obras sobre filosofia da história, religião, estética e história da filosofia foram compiladas a partir de anotações feitas por seus estudantes, tendo sido publicadas postumamente.

CRONOLOGIA DAS OBRAS


Fenomenologia do Espírito (Phänomenologie des Geistes), 1806 - nesta obra...
tracking img