Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Portfolio Unidade 01

01 - A Internet é um termo para designar um conjunto de computadores interligados que transportam informação de um lado pro outro. Isto é, você escreve um endereço de um site no navegador, ele transmite esse pedido por vários computadores até chegar ao local certo (o site solicitado). Aí, o site libera o acesso e, com isso, aparece na nossa tela. É tudo muito rápido e agente não percebe, mas é isso que acontece. Quando você diz que vai ao shopping, você, na verdade, está querendo é acessar várias opções de lojas e entretenimentos num mesmo lugar. E o acesso a Internet não é somente feito pelo navegador. Quando você abre o MSN, o Skype, o Outlook. Eles também estão utilizando a Internet para transmitir e receber informações. Então, como a telefonia com os postes eaparelhos telefônicos, é a Internet com os milhares de computadores interligados pelo mundo.

02 - A reponsabilidade do desenho da arquitetura dos softwares da internet tem sido delegada á internet engineering task force - IETF.Ela gerencia e conduz os grupos de trabalho para estabelecimentos de padrões, aberto para qualquer organização e pessoas, sobre varios aspectos da internet.As discussõese sugestões resultantes, bem como os padrões finais, são publicados no Request for Comments - RFC, disponivel livremente no site da organização.

Ex:

INTSERV: (Integrated Services Architecture) Conjunto de RFC´s sendo definida pelo IETF buscando a implantação de infra-estrutura robusta para a Internet para suportar transporte de áudio, vídeo e dados em tempo real além do tráfego atual.IPv6 (Internet Protocol version 6) – também referido como Ipng, que é a abreviação de Internet Protocol next generation, uma nova versão do IP correntemente em revisão pelo comitê de padronização do IETF. A versão em uso atual do IP é a 4, assim ele pode ser referido como Ipv4. IPng foi projetado com um upgrade revolucionário do IP e coexistirá por algum tempo com o IPv4, e permitirá que a Internetcresça ininterruptamente, tanto em termos do número de hosts conectados quanto do total da quantidade de tráfego de dados transmitidos.

NAT (network address translation) – um padrão de Internet que habilita uma LAN usar um grupo de endereços IP para tráfego interno e um segundo grupo para tráfego externo. Uma caixa NAT localizada onde a LAN “enxerga” a Internet se faz necessária para atranslação dos endereços IP. NAT serve para dois propósitos: Provê um tipo de firewall ocultando endereços IP internos e permitir o uso de mais endereços IP internos. Desde que eles são usados apenas internamente, não há possibilidade de conflito com endereços IP válidos ou usados por outras empresas ou organizações. NAT permite a uma companhia combinar múltiplas conexões ISDN em uma simples conexão deInternet. NAT é um padrão oficial da IETF, especificado pelo RFC 1631.

SSL (Secure Sockets Layer) – um protocolo desenvolvido pela Netscape para transmissão de documentos privados pela Internet. SSL trabalha pelo uso de uma chave privada para encriptar dados que são transferidos sobre uma conexão SSL. Ambos Netscape Navigator e Internet Explorer suportam SSL e muitos Web sites usam o protocolopara obter informações confidenciais de usuários, tais como número de cartão de crédito. Por convenção, páginas web que requerem uma conexão SSL começam com https: no lugar de http:. Outro protocolo para transmissão de dados seguros pela www é o HTTP seguro (S-HTTP). Ao invés do SSL, que cria uma conexão segura entre um cliente e um servidor, sobre o qual qualquer quantidade de dados pode serenviado seguramente, S-HTTP é projetado para enviar mensagens individuais seguramente. SSL e S-HTTP podem ser tanto tecnologias complementares quanto competitivas. Ambos protocolos foram aprovados pelo Internet Engineering Task Force (IETF) como um padrão.

3 - A internet proporciona para toda a população mundial um universo infinito de ferramentas que podem ser utilizadas no dia-a-dia de qualquer...
tracking img